0

#BOLO DE CHOCOLATE SAUDÁVEL PARA CRIANÇAS!

29 maio 2018




Cá em casa não seguimos nenhuma dieta alimentar específica nem rígida mas procuramos fazer escolhas saudáveis no dia a dia. No fundo, a única regra é essa, mas de vez em quando fazemos o gosto ao dente. Por isso tanto é normal que em algumas ocasiões possam encontrar por aqui uma receita de bolo de chocolate convencional como noutras ocasiões possam encontrar experiências com um foco healthy. É o chamado equilíbrio ou se quiserem modernizar a coisa, somos flexitaristas, a tendência alimentar que ganhou expressão em 2017 e que inclui as pessoas se regem por uma alimentação cuidada com uma base vegetariana mas que também comem carne e peixe em determinadas ocasiões. Nós somos essas pessoas, que optam pelo saudável, mas que também gostam de comer e testar sabores. 


A semana passada fiz este bolo e tenho recebido algumas mensagens a pedir a receita, por isso, aqui vai. O Duarte gostou, não adorou porque não sabe a Ovo Kinder, mas gostou, o que para um crítico gastronómico de 5 anos não é mau. Eu gostei, não preciso de mais para adoçar a boca. Acho que resulta muito bem como bolo para lanches ocasionais para oferecer às crianças quando querem um doce sobretudo porque não leva açúcar refinado, nem ovos nem leite (apto para intolerantes à lactose). Além disso é muito fácil de fazer. Peço desculpa pelas fotos básicas, mas quando o fiz não tinha como ideia partilhar aqui. 

Ingredientes:

Meia chávena de óleo de coco
1/2 chávena de açúcar de coco
1/3 chávena de cacau cru em pó (usei da Iswari)
1 1/2 chávena de farinha integral (usei marca Nacional)
1 chávena de água morna
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio 
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de sopa de vinagre branco (ajuda o bolo a crescer)

Preparação: 

Numa taça, ou na Bimby ou numa misturadora, juntar todos os ingredientes secos e misturar bem. No fim, adicionar a água morna e o óleo de coco. Mexer bem até ter uma consistência homogénea. Untar uma forma pequena (o bolo não fica grande) com óleo de coco e farinha e levar ao forno a 180 graus durante 25 a 30 minutos ou até passar no teste do palito.

Cobertura:

1/3 de chocolate negro 70% cacau derretido 1 minuto no microondas com 1 colher de sopa de leite de arroz. Mexer vigorosamente até o chocolate derreter por completo e verter no topo do bolo. [Intolerantes à lactose podem optar por não cobrir o bolo].

Beijos

Sem comentários

Enviar um comentário