- 250 gr de Farinha para Bolos (usei Branca de Neve)
- 2 colheres de sobremesa de fermento em pó
- 3 colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio
- 350 gr de iogurte grego natural (equivale a 3 iogurtes e meio)
- 300 gr de açucar
- 6 ovos inteiros
- 200gr de margarina à temperatura ambiente
- 340 gr de chocolate de culinária (+- 1 tablete e meia)
- 25 gr de chocolate em pó
- 1 colher de água quente
Para a cobertura (e recheio), vão precisar de:
250 gr de Mascarpone
3 colheres de sopa de açúcar em pó
200 ml de natas
Preparação do bolo:
1. Comecem por separar os ingredientes secos dos húmidos em 3 taças;
2. Na primeira taça colocam a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio, misturam bem e reservam;
3. Numa segunda taça colocam os ovos inteiros com o açúcar e batem até ficar com um aspeto cremoso e reservem;
4. Num tacho, em banho maria (fator importante), derretam, lentamente o chocolate, o iogurte grego e a manteiga. Quando o creme estiver uniforme, adicionem as 25gr de chocolate em pó previamente derretido numa colher de sopa de água quente. Misturem bem e reservem;
5. Juntem o preparado da farinha com o dos ovos até obterem uma massa uniforme e sem grumos. Depois, juntem o preparado de chocolate à massa e mexam até esta ficar cremosa e homogenea. O iogurte em contacto com o bicarbonato de sódio vai originar bolhas de ar na massa (que é o que vai conferir humidade e ao bolo).
6. Dividam a massa em duas formas de 21cm previamente untadas com margarina e levem ao forno por +- 45 minutos a 180 graus (consoante o vosso forno). Aos 35 minutos comecem a verificar com o teste do palito.
Dicas importantes:
Para o bolo desenformar na perfeição, untei as formas com margarina e no fundo coloquei ainda uma rodela à medida de papel de forno (ou vegetal) polvilhado com farinha.
Deixei o bolo cozer durante 10 minutos e findo esse tempo coloquei papel de alumínio por cima até +- aos 35 minutos, depois verifiquei com o palito, retirei o papel e deixei cozer destapado por mais 10 minutos.
Preparação da cobertura:
Na batedeira, bater as natas (que devem estar bem frias, com mais de 48h no frigorífico) e no final quando já tiverem consistentes, reduzam a velocidade e juntem as 3 colheres de açúcar em pó.
Juntem de seguida o queijo mascarpone, envolvam bem até ficar uniforme e está pronto a usar.
Dica: para a aplicação da cobertura o bolo já deve estar frio. Fiz o bolo de véspera e a cobertura no dia da festa. Depois de aplicar a cobertura levei ao frio até à hora de servir, mas ela aguenta bem umas horas em temperatura ambiente, caso prefiram tê-lo exposto na mesa.
Para o recheio não usei a mesma receita, fiz ganache simples de chocolate e pedido dos rapazes, mas numa próxima vou experimentar rechear com o creme mascarpone e morangos, quebra o doce e dá frescura ao bolo.
Ontem ainda comemos a última fatia e estava perfeito e fresco!
Beijos,
