BabyTime: #GRAVIDEZ SAUDÁVEL: PANQUECAS DE AVEIA COM ALFARROBA!

#GRAVIDEZ SAUDÁVEL: PANQUECAS DE AVEIA COM ALFARROBA!

24 outubro 2017


Confesso que a comida é um dos temas mais sensíveis para mim na gravidez, mas irei falar melhor sobre isso mais à frente, com mais calma e menos ansiedade por atacar estas panquecas saudáveis e deliciosas que estão aqui a olhar para mim!  

Antes de engravidar o meu pequeno almoço resumia-se a um skyr ou iogurte natural e um café, não sou pessoa de muito alimento de manhã. No entanto, com o avançar da gravidez comecei a reagir mal aos iogurtes na altura dos enjoos e tive que procurar outras opções igualmente saudáveis e sobretudo saciantes para fugir à tentação das torradas e do chá. Noutro post iremos ao peso, para perceberem a questão do pão, que posso comer, mas evito.

Vai dai, a Raquel pediu opções à Nutricionista Gisela Carrilho, que colabora regularmente aqui no blog e ela apresentou-me algumas receitas de panquecas como alternativa. M-a-r-a-v-i-l-h-a! Têm feito parte dos meus pequenos-almoços várias vezes, chego até a fazer de véspera para levar na marmita para o trabalho, não são a opção mais fácil de pequeno-almoço de secretária, mas deixam-me com o estômago calmo e saciado para enfrentar a manhã de trabalho. Por estas andanças marmiteiras de panquecas em panquecas, comecei a inventar também um bocadinho nos ingredientes até chegar até à “minha” receita de panquecas ideal, que adoro. Além disso  enganam o paladar  pois têm um toque achocolatado que na realidade se deve à farinha de alfarroba. Ideal para gravidinhas, crianças esfomeadas! 

Aqui vai a receita:

Ingredientes:

170 gr de aveia (podem usar em flocos, mas eu reduzo a farinha na velocidade maxima de bimby)
250 ml de leite magro, de soja, de coco, de arroz (o que preferirem)
1 ovo 
1 colher de sobremesa de farinha de Alfarroba

Preparação: 

Podem optar por usar a aveia em flocos ou triturar. Eu reduzo-a a farinha na velocidade máxima na Bimby para fcar mais homogêneo. Juntar os restantes ingredientes e misturar tudo na velocidade 4. Usar uma frigideira anti-aderente para fazer as panquecas.
Servir ainda quentes com fruta a gosto, iogurte ou xarope de Agave. 

Bom apetite!