BabyTime: #CRIANÇAS: ESCOVA ELÉCTRICA OU MANUAL? (PERGUNTAS & RESPOSTAS) X DRA. INÊS COIMBRA (NOVADENTISMED) - PARTE II
0

#CRIANÇAS: ESCOVA ELÉCTRICA OU MANUAL? (PERGUNTAS & RESPOSTAS) X DRA. INÊS COIMBRA (NOVADENTISMED) - PARTE II

08 março 2019



Texto: Raquel Rodrigues

Respostas: Dra.  Inês Coimbra, que faz parte da Equipa de Odontopediatria da Nova Dentismed 

O mês passado falei-vos sobre o aparecimento da dentição nos bebés e hoje estou de volta à temática dentição para responder, em conjunto com a Dra. Inês Coimbra (Novadentismed), às principais dúvidas das mães com filhos mais crescidos, em fase de mudança de dentição (como é o caso do Duarte) ou já com dentição definitiva.

Aqui em casa temos um menino desejoso de ser visitado pela fada dos dentes, mas como a primeira dentição surgiu tarde, a probabilidade de começarem a cair mais tarde é também maior de acordo com os especialistas. Ainda assim, e porque há o risco de os definitivos começarem a erupcionar antes dos dentes de leite caírem ou de desenvolver cáries, fizemos a habitual consulta anual de check up com o Duarte para fazer ponto de situação. So far, so good... ainda não é desta que vim de lá com fortes argumentos para ele largar os chocolates (deve escovar mesmo bem os dentes este meu guloso!). 

Quanto à queda dos dentes, resta-nos esperar, mas nunca pensei que fosse algo que os miúdos quisessem tanto (não me lembro nada de ter passado por essa fase). Como foi convosco? Para quem está nesta fase de espera ou para quem já tem miúdos com dentes definitivos e tem duvidas, este post é para vocês. Deixo-vos com as respostas às questões que as mães fizeram via instagram. 
O que fazer quando o dente abana? Devemos estimular para soltar ou deixar que isso aconteça de forma natural?


A criança deve tentar sempre abanar o dente sozinha. Tem indicação para ir a uma consulta de Medicina Dentária, se o dente definitivo começar a erupcionar antes do dente de leite cair. 
O aparecimento dos dentes definitivos dá dores e irritabilidade na criança como a primeira dentição? 
Podem surgir algumas queixas gengivais associadas, mas menos intensas do que no caso da dentição de leite.


Escova de dentes de leite eléctrica ou manual?
Qualquer uma das duas é eficaz, desde que bem utilizadas. Não existe uma melhor ou pior, tudo depende da utilização. Por vezes para as crianças pequenas é mais fácil a eléctrica porque são preguiçosos para escovar de forma tradicional.

Qual a melhor pasta a partir dos seis anos?
A partir dos 6 anos podem usar a pasta de dentes da família, desde que contenha entre 1350 e 1500ppm de flúor, podendo a concentração de flúor ser maior se o risco de cárie for grande. O tamanho deve corresponder a 1cm.

Dentes com pintas brancas, o que são?
As 3 causas principais de manchas brancas são:
Cárie - a mancha branca provocada pela cárie corresponde ao primeiro desgaste do esmalte e normalmente surge em locais em que há acumulação de alimentos, como próximo à gengiva e entre os dentes, o que favorece a proliferação de bactérias e formação de placa bacteriana. Pode estar associada a má higiene ou ao consumo exagerado de doces.
Fluorose: corresponde ao excesso de exposição ao flúor durante o desenvolvimento do dente.
Hipoplasia do esmalte: é uma condição caracterizada pela deficiência da formação do esmalte do dente, levando ao aparecimento de pequenas linhas, falta de partes do dente, alterações na cor ou surgimento de manchas dependendo do grau de hipoplasia. Existem algumas causas que podem aumentar o risco de a desenvolver como: uso de cigarro na gravidez, falta de vitamina D e A no organismo; nascimento prematuro e doenças que afectaram a mãe durante a gravidez como o sarampo.
Bruxismo nas crianças, como evitar?
O bruxismo (movimento involuntário de ranger os dentes) nas crianças, normalmente é fisiológico, no entanto algumas situações, como o stress, ansiedade e irritação infantil podem estar associadas (perfil psicológico é um grande responsável pelo hábito). Quando há queixas associadas (por exemplo dores de cabeça, grandes desgastes da estrutura dentária, queixas articulares), deve ser feita uma avaliação e eventual tratamento multidisciplinar.

Espero que vos seja útil!
Beijos

Sem comentários

Enviar um comentário