BabyTime: abril 2020

No início da quarentena fizemos algumas mudanças no quarto dos manos, sobretudo porque precisava urgentemente de ser pintado devido a problemas de humidade (já agora ficam a saber que a empresa Cintracor faz entregas de tinta e todo o material necessário ao domicílio). 

E já que retirámos os móveis para as pinturas decidimos mudar a disposição dos mesmos e dar um novo ar ao quarto. Volta e meia sinto necessidade de mudar as coisas de lugar e criar novos ambientes mesmo sem comprar nada de novo, que foi o caso. A felicidade começa em casa não é? E eu gosto de sentir que os ambientes me dão conforto e bem-estar.

No entanto, a mudança que mais sucesso fez foi a ideia que tive de trazer o pátio da escola para dentro do quarto com a recriação do jogo da macaca e foi um sucesso. 

E o melhor de tudo: só precisei de 1 rolo de fita adesiva preta que me deve ter custado 1,50€ num armazém chinês e 1 tesoura!

Deixo aqui foto da fita que usei para perceberem a qual me refiro, é aquela estilo isolante. Também podem fazer com fita de pintor, mas na minha opinião suja-se mais e dura menos.



Fiz tudo a olho, não usei nenhum molde, nem régua, a não ser uns ténis do filho mais velho para definir a dimensão dos quadrados. Afinal de contas o jogo original da macaca com giz no chão também nunca foi perfeitinho nem nivelado.

Eis o resultado final que tem sido um sucesso!


Have fun!
STAY POSITIVE!

Este fim de semana, eu e o pai, metemos mãos à obra e erguemos uma sobremesa bem especial para surpreender os miúdos. As últimas semanas foram um bocadinho agridoces por isso este desafio da Milka chegou em boa hora para adoçar os dias.

Achei a ideia tão gira, até mesmo para outras alturas do ano como Páscoa ou Natal (basta acrescentar açúcar em pó para o efeito snow) que resolvi deixar aqui no blog para consulta futura. 

O que vão precisar?
2 tabletes MILKA Mmmax (base)
5 tabletes Milka Chocolate de Leite 100gr (paredes)
2 tabletes Milka TUC ou Milka Oreo (telhado)
Sobras para derreter e decoração

Preparação:


Passo 1: Cortar 2 tabletes Milka Chocolate de Leite 100 gr em quadrados 4x4. Sem esquecer as janelas!

Passo 2: para a frente da casa e para trás usem 2 tabletes Milka Chocolate de Leite cortadas numa peça de formato 5x4 quadrados. A seguir cortem os cantos superiores na diagonal (entre a 3ª fila e a 5ª vejam a imagem acima em caso de dúvida). Façam uma abertura para a porta!

Passo 3: derretam as sobras em banho maria para começar a montagem)

Passo 4: para a base, coloquem 2 tabletes Milka Mmmax unidas ao meio com o chocolate derretido

Passo 5: Unir as partes começando pela traseira da casa e as laterais. Decorar a gosto. Consumir a gosto :)

Dicas

Dica 1: quanto mais amolecido/temperatura ambiente estiverem as tabletes melhor para não partirem no corte.

Dica 2: para evitar acidentes e as tabletes não quebrarem, aqueçam a ponta da faca com 1 isqueiro de fogão, vão conseguir cortar facilmente sem necessitar de exercer muita força/pressão.






Em caso de dúvida, espreitem aqui o vídeo com todos os passos!



HAVE FUN!




Este post chega com algum deelay mas achei que o devia colocar no blog porque foi um dos melhores dias que tive nos últimos tempos que têm sido os mais desafiantes de sempre.


 O Xavier completou 2 anos no dia 21 de março, com a chegada da Primavera e também na nossa primeira semana de confinamento social devido ao COVID-19.


Quando em Fevereiro comprei os balões para a festa cujo tema foi "TWO FUN" estava a milhas de imaginar que íamos ser apenas os 4 a festejar dentro de 4 paredes e com a família e amigos à distância do Skype, do Zoom e do Teans (num instante tornamos-nos experts em apps para reuniões com muita gente). 


Não pensei muito se ia ou não fazer a festa acontecer. Decidi logo na hora que sim. As coisas estavam compradas, tínhamos muito material de festa de sobra do filho mais velho e o desafio era apenas fazer "o" bolo e montar o decor (coisa que adoro e que para mim até é terapêutica, quanto mais ocupada menos ansiosa). O bolo também não era nada que já não tivesse arriscado no filho mais velho com esta receita maravilhosa, mas desta vez simplifiquei (já mostro abaixo). 


Ele merecia um dia feliz e cheio de mimo. Por isso, celebrámos o amor, a família e a saúde.  Além disso, ficam sempre as fotografias para mais tarde recordar e uma historia sensível para lhe contar e ele contar aos netos mais tarde.


O dia foi tão divertido e preenchido que quase conseguimos sentir que a família esteve connosco presencialmente e por algumas horas estivemos abstraídos da realidade. 


Como não tínhamos presente para ele, embrulhámos às escondidas a Arca de Noé da Playmobil do irmão mais velho (arrecadada na garagem há alguns anos) e para ele o efeito surpresa foi o mesmo do que se tivéssemos ido comprar algo novo. A prova maior de que as crianças não precisam de muito para sorrir.


Fica o registo fotográfico deste nosso (possível) dia feliz dentro do contexto.






A ilustração do bolo foi feita pela Três Pinhas, recebi por email, imprimi e adaptei para fazer de topper com uma colher de madeira e cola quente. 

Curiosidades: 

- usei para o decor uma grinalda do Mickey que tinha comprado ainda grávida dele por 3€ em segundos saldos

- para o bolo fiz a receita do verso da embalagem do chocolate em pó da Condi (passando a #pub) e usei a cobertura desta receita que corre sempre bem.












O bolo

O presente improvisado



Fica o nosso registo para mais tarde recordar!




Este ano a Caça aos Ovos da Páscoa foi diferente de todas as outras por razões obvias, mas os manos tiverem direito a veículos especiais.

Quem olhar para isto vai achar: demasiado tempo livre na quarentena é o que dá não é?

Mas enganam-se, levei algumas semanas a começar e terminar (em segredo, à noite e a esconder tudo na garagem para não deixar vestígios). No Domingo de Páscoa lá estavam elas no quarto à espera dos manos para começar a brincadeira. Há vídeo do DIY aqui. Pelo caminho entusiasmei-me e também fiz uma bomba de gasolina com uma caixa de flores e uma caixa de sapatos e ainda umas pranchas de surf com os restos de cartão e binóculos com cartuchos dos rolos de cozinha. 

Isto para mim é terapia para o tédio dos dias em casa, reinventar o que existe e criar memórias diferentes e mais felizes para fugir ao contexto atual.

Eles adoraram, de tarde ainda fomos para o jardim com elas brincar!




Material:

2 caixas de cartão recicladas
1 marcador 
1 rolo fita adesiva larga
1 lápis de carvão (para desenhar os contornos, fiz quase tudo a olho menos o o símbolo e as rodas onde usei o rolo de fita cola larga como medida e para as janelas usei o meu telemóvel lol)
Tintas que tiverem para pintar




Inspiração: Pinterest 
Não, não fazemos parte dos que açambarcaram Kgs de papel higiénico para casa com medo da quarentena. Mas a mãe atrás deste blog faz parte das que vê potencial em todos os materiais e que por isso guarda sempre os cartuchos de papel higiénico. Já fizemos um calendário do advento com cartuchos, coelhinhos da Páscoa, e por ai...

Este fim de semana encontrei um rolo de fita adesiva que tinha sobrado de um aniversário do Duarte (quando reinava a "febre" do Faisca Macqueen) e lembrei-me de fazer uns popós para o Xavier brincar com rolos e tampinhas das frutas que também andava a guardar para fazer actividades sensoriais.  
Material:
Cartuchos de Papel Higiénico
Tampinhas de frutas ou garrafas
Cola quente
1 marcador




Have FUN!