BabyTime: #CONVERSAS DE CASA DE BANHO | O DESFRALDE NOTURNO QUE NÃO ACONTECE

#CONVERSAS DE CASA DE BANHO | O DESFRALDE NOTURNO QUE NÃO ACONTECE

17 outubro 2016


No verão, motivados pela vontade do petiz, iniciámos o desfralde noturno cheios de garra e vontade. Achávamos que estava na hora, afinal de contas foi ele que nos pediu. O resultado não foi o esperado, acordávamos 2x por noite para o levar ao WC e mesmo assim aconteciam vários descuidos e, para não desistirmos à primeira dificuldade, estivemos neste processo muito tempo. Após conversarmos com a pediatra percebemos que existem alguns fatores nele que podem estar a adiar este desfralde 1) beber muita água à noite – é o período do dia em que o Duarte ingere mais; 2) beber leite em quantidade antes de ir para a cama – ele continua a beber 250ml e às vezes 450ml, o que origina uma maior produção de urina durante a noite. Já ouvi relatos de pais que, para facilitar este processo, optaram por retirar o leite da noite, eu confesso que é algo que não consigo fazer, se o meu filho me pede comida, eu não consigo pura e simplesmente ignorar e recusar. A dica de esperar que a fralda esteja seca durante vários dias também já a seguimos, alias, foi também esse o fator que nos motivou à retirada, mas não resultou.

E o verão passou e fez-se o click: ele ainda não está preparado para o desfralde noturno! A situação do acordar noturno não estava a ser fácil nem positiva para nenhum de nós. Não lhe queríamos transmitir frustração, mas a verdade é que sempre que ele acordava molhado ficava triste e dizia que não sentia quando tinha xixi e nós limitávamos-nos a fazer o papel encorajador de pais. 

Voltámos às cuecas fralda ou as chamadas fraldas de treino e continuamos no mesmo registo, uns dias secas, outros dias molhadas, ele ainda não estabeleceu um padrão e ainda não mostrou sensibilidade ao nível da micção. Faltam 3 meses para os 4 anos, confesso que não faço disto um drama, mas sinto uma ligeira preocupação com esta demora. Há mais mães por aí a passarem pelo mesmo?

De dia tudo corre bem, sente quanto tem vontade, já largou as fraldas há imenso tempo, vai à casa de banho sozinho e nunca quer ajuda, basta deixar no WC toalhitas húmidas e ele resolve-se sozinho e... de porta fechada! 

E já agora, para quem também tem filhos pequenos e utiliza papel higiénico húmido, a Colhogar acabou de lançar uma nova gama de toalhitas Pure e Alloe Suavidad sem perfume e parabenos, ótima para os nossos filhotes e bem mais em conta dos que as das marcas mais conhecidas que encontramos na seção infantil (1.99€ o pack de 52 unidades), o Continente até vende ligeiramente mais barato a 1.72€. Estas chegaram ontem no Continente online. Fica a dica :)