30 julho 2019

#3 BRINCADEIRAS SENSORIAIS PARA FAZER NO VERÃO!



Hoje deixo-vos 3 ideias simples de brincadeiras sensoriais que fizemos a semana passada sob o tema mar. Os animais vieram de uma ida ao oceanário com o Duarte quando era bebé e alguns do armazém chinês, guardei tudo e agora voltaram a sair da gaveta para o pequeno Xavier. 


Tudo coisas simples com recurso a materiais que já tínhamos e alguns novos (explico abaixo). Dica: Guardo sempre as garrafas do sabonete das mãos (recargas) para fazer garrafas sensoriais com arroz, massa, feijões, pedrinhas, etc. Estas versões que fizemos foram inspiradas no tema praia e mar porque o Duarte me andava a chatear para termos um peixinho. Juntei água, corante alimentar azul (basta 1 gota), pedrinhas e conchas, 1 animal marítimo ou mais a gosto e já está! 


Muitas inspirações recolho no Pinterest, outras da escola com filosofia Montessori onde o Xavier anda e outras da página dp blog No Colo da Mãe, que tem o projeto Okapi Box (uma box mensal com várias brincadeiras sensoriais  para crianças de acordo com a idade). No instagram tenho também um álbum com várias sugestões de atividades que vamos fazendo e que podem ver aqui. 


1. Garrafa sensorial peixe de água doce 



2. Garrafa sensorial oceano 




3. Tabuleiro sensorial praia  

Esta areia "falsa" é comestível e é muito fácil de fazer, basta juntar 4 copos de farinha com 1/2 copo de oleo vegetal, ou, se preferirem a versão não comestível, mas com cheirinho a bebé, juntem 4 copos de farinha com 1/2 copo de óleo (loção corporal de bebé). Se quiserem dar cor, bastava juntar corante. O tabuleiro tem pedrinhas azuis, mas podem tingir arroz com corante alimentar azul e faz o mesmo efeito. Podem ver como tingir arroz aqui.




Boas brincadeiras!!!!

23 julho 2019

#FILHOS PROTEGIDOS NO VERÃO: QUANDO O BOM NÃO TEM QUE SER CARO!



A escolha do protetor solar para os nossos filhos é um tema que nem sempre é fácil, há muitos produtos bons no mercado x muita informação X muita contra-informação.

Já senti na pele o que é esperar 15 dias por um exame que pode a mudar a nossa vida. Tinha a vida pela frente e fiquei num limbo terrível, se fosse mau era muito mau. Felizmente respirei de alivio com o resultado. Mas o receio interior que senti nesses 15 dias de espera já ninguém me tira.

A forma como as coisas vão surgindo na nossa vida alteram os nossos hábitos e se já fui uma adolescente inconsciente despreocupada com o sol e com as horas de exposição solar agora sou uma mulher e mãe que se protege muito mais e que é muito mais atenda a estas questões. Por mim e por eles. 

Tenho um tipo de pele boa, bronzeio sem ficar vermelha, não costumo apanhar escaldões, não tenho olhos claros, e mesmo assim já tive o problema à porta, por isso, nunca devemos dar nada como garantido nem achar que se não fazemos parte do grupo de risco estamos protegidos

Naturalmente, tornei-me ainda mais consciente da necessidade de proteger também os meus. Muitas vezes assumimos que para ter a melhor proteção temos que deixar uma nota na farmácia, mas na prateleira do supermercado também se encontram boas escolhas e seguras. Na verdade, também são testados e certificados por entidades nacionais e internacionais, tal como os solares que se compram na farmácia e também têm os filtros UVA e UVB que são obrigatórios para garantir a nossa proteção e a dos mais pequenos.

Este ano fui desafiada a testar os protetores solares do Lidl, que na realidade não me eram desconhecidos para mim pois já usava devido a serem destacados pela qualidade em alguns testes. E fiquei muito contente por saber que o Cien Sun Infantil 50+ em Spray recebeu o selo de "melhor do teste" da Deco Proteste, o que só veio reforçar a minha confiança neste produto e sentir que fiz uma boa escolha. É eficaz, em conta (4.99€) e garante a proteção a que se propõe que é precisamente aquilo que como mães nos preocupa. O Xavier ainda usa proteção mineral por recomendação da pediatra, mas o Duarte só usa este, até para a escola. Além disso não mancha a roupa.

Deixo aqui Lista de resultados do teste a Protetores solares se quiserem consultar.





Quanto a mim, tenho alergia ao sol por isso preciso sempre de proteção 50+, tal como os miúdos. Nas zonas sensíveis (pescoço e peito) acabo por usar muitas vezes este e nas restantes zonas descobri este ano o Cien Sensitive (próprio para pessoas com alergia ao sol). No final dia hidrato a pele com agua termal, um truque que descobri há anos que resulta comigo.




A gama Cien do Lidl é muito alargada para cada tipo de pele e bronze pretendido. Mas por favor, quaisquer que sejam as vossas opções, sejam conscientes com o sol que cada vez está mais perigoso.



 
Há por ai mais fãs Cien?


01 julho 2019

#VALE PARAÍSO NATUR PARK: GLAMPING COM O MAR NO HORIZONTE PARA IR EM FAMÍLIA!



Há muito, muito tempo que queria experimentar fazer Glamping, tenho uns quantos locais guardados, mas por uma série de circunstâncias e distância nunca se deu. Cada vez mais aceito que as coisas acontecem quando tem que ser. Aconteceu este fim de semana e, como já previa, adorámos experiência e do local.





Sou uma pessoa prática, gosto de escapadinhas com liberdade e sem demasiada etiqueta e na verdade e estou e estamos habituados a campismo, até daquele mas selvagem, talvez por isso tenha sido desafiada a visitar o Vale Paraíso Natur Park, na Nazaré, e conhecer as novas tendas Glamping, acabadas de inaugurar. São tão giras, sabem aquela sensação de dormir na cabaninha da árvore? É parecido mas em versão tenda super equipada e com muito conforto. 

Não imaginam a alegria do Duarte quanto lhe disse que iamos dormir numa tenda no meio das árvores! Fica apenas a 1h30 de Lisboa e não tem só Glampings, também há Bungallows, apartamentos, alveolos... é um parque de campismo com boas infraestruturas e muito bem inserido no meio da natureza.






As tendas dão para famílias de 4 ou 6. Têm uma cama de casal em baixo e outra no piso superior. As de 6 pessoas têm um beliche extra. O espaço, estudado ao pormenor, tem ainda kitchenette e WC privado e não partilhado como na maioria dos locais com glampings, com crianças pequenas atrás é um fator decisivo.  E como melhor postal de acolhimento, uma varanda com o mar no horizonte. Tudo isto numa decoração completamente alinhada com a natureza.



Beliche


Quarto de casal


Quarto superior (acesso por escada e tem rede protetora para as crianças)



Para os mais receosos com este tipo de experiências diferentes, há tem aquecimento, ar condicionado, Wi-fi, estacionamento privado, 
máquina de café e torradeira. Há noite sabe bem ligar o aquecimento para maior conforto, afinal de contas, é uma tenda real!

O que fazer?

Se não quiserem sair de lá, há piscina para adultos, piscina pra crianças e parque infantil! O bar também tem um playgorund para os mais novos que resulta muito bem pois podemos almoçar ou jantar descansados enquanto eles brincam e fazem amigos de outras nacionalidades. Também há campo de futebol e bicicletas para alugar.








Fora do parque também estamos a um pulinho do Sítio da Nazaré que oferece uma das melhores paisagens de Portugal.  





Uma das perguntas que mais me fizeram é se recomento ir com crianças (incluindo bebés) ou se acho que é mais para casais? Honestamente acho que ambas as situações. Se forem como casal vão em modo "amor e uma cabana", se forem com filhos eles vão adorar a experiência, mesmo os mais pequeninos (o Xavier divertiu-se a apanhar pinhas e ver pássaros). O ambiente é muito calmo e descontraído! Além disso, hoje, para a despedida até vimos um esquilo a trepar um pinheiro e posteriormente a saltar de galho em galho - o Duarte não tirava os olhos do topo!!

Um experiência gira, para voltar!!!



Beijinhos