BabyTime: #3 BRINCADEIRAS SENSORIAIS PARA FAZER NO VERÃO!

#3 BRINCADEIRAS SENSORIAIS PARA FAZER NO VERÃO!

30 julho 2019



Hoje deixo-vos 3 ideias simples de brincadeiras sensoriais que fizemos a semana passada sob o tema mar. Os animais vieram de uma ida ao oceanário com o Duarte quando era bebé e alguns do armazém chinês, guardei tudo e agora voltaram a sair da gaveta para o pequeno Xavier. 


Tudo coisas simples com recurso a materiais que já tínhamos e alguns novos (explico abaixo). Dica: Guardo sempre as garrafas do sabonete das mãos (recargas) para fazer garrafas sensoriais com arroz, massa, feijões, pedrinhas, etc. Estas versões que fizemos foram inspiradas no tema praia e mar porque o Duarte me andava a chatear para termos um peixinho. Juntei água, corante alimentar azul (basta 1 gota), pedrinhas e conchas, 1 animal marítimo ou mais a gosto e já está! 


Muitas inspirações recolho no Pinterest, outras da escola com filosofia Montessori onde o Xavier anda e outras da página dp blog No Colo da Mãe, que tem o projeto Okapi Box (uma box mensal com várias brincadeiras sensoriais  para crianças de acordo com a idade). No instagram tenho também um álbum com várias sugestões de atividades que vamos fazendo e que podem ver aqui. 


1. Garrafa sensorial peixe de água doce 



2. Garrafa sensorial oceano 




3. Tabuleiro sensorial praia  

Esta areia "falsa" é comestível e é muito fácil de fazer, basta juntar 4 copos de farinha com 1/2 copo de oleo vegetal, ou, se preferirem a versão não comestível, mas com cheirinho a bebé, juntem 4 copos de farinha com 1/2 copo de óleo (loção corporal de bebé). Se quiserem dar cor, bastava juntar corante. O tabuleiro tem pedrinhas azuis, mas podem tingir arroz com corante alimentar azul e faz o mesmo efeito. Podem ver como tingir arroz aqui.




Boas brincadeiras!!!!