BabyTime: #COMO ORGANIZO AS SOPAS SEMANAIS
1

#COMO ORGANIZO AS SOPAS SEMANAIS

22 fevereiro 2019



Andam há meses a pedir-me para falar no tema sopas. Confesso que muitas vezes acabo por não abordar muito estas temáticas recorrentes pois sei que existem dicas sem fim por esta internet fora e penso sempre que não vou acrescentar nada de novo a tudo o que já foi dito. Mas, por outro lado, cada uma de nós tem uma forma própria de se organizar, não é?


Como tenho muitas mamãs a perguntar-me como oriento as sopas semanais não vou fugir ao tema e vou deixar também aqui o meu contributo. Importa dizer que não sou nutricionista nem formada na área, isto é apenas o meu método de organização caseiro para lhe dar refeições variadas.


Sopas sem proteína (a partir dos 4 meses):


Na fase inicial de introdução dos alimentos optei por fazer 2 a 3 sopas por semana, de forma a introduzir 1 legume por sopa, como a pediatra recomendou. Fazia sopa para 3 dias (doses de 150ml a 180ml cada, porque ele sempre foi comilão) e após terminar fazia uma nova com 1 novo ingrediente. Para armazenar sempre usei estes copos da Avent (no Duarte e Xavier) para colocar as sopas (são excelentes pois têm a medida certa, podem ir à maquina de lavar e estão sempre ready to go para algum almoço fora ou dia de passeio).


A ordem que usei foi começar por 1 base comum e ir acrescentando 1 ingrediente por sopa (e a partir dai começar a diversificar com os ingredientes já introduzidos):


1ª sopa: 2 batatas, 1 cenoura, 1 cebola pequena (opcional, pode ser só batata e cenoura)
2ª sopa: 2 batatas, 1 cenoura, 1 cebola pequena + brócolo
3ª sopa: 2 batatas, 1 cenoura, 1 brócolo + fatia de abobora
4ª sopa: 3 batatas, 1 fatia de abobora + feijão verde


A lógica é ir apontando tudo o que já foi introduzido com sucesso e começar a fazer sopas mais variadas. Podem imprimir esta tabela do blog Na Cadeira da Papa que é uma ajuda para irem tomando nota.


Opção para quem quer fazer mais doses e congelar: usem uma destas cuvetes da Beaba para congelar doses individuais de 150ml de sopa, depois é só retirar uma a uma e consumir ou colocar num copo da Avent para enviar para a creche.




Sopas com proteína (carne, peixe, ovo)


Como gosto que ele faça uma alimentação o mais variada possível, continuo a fazer duas a três sopas por semana, que quase sempre são para os jantares e fim de semana, visto que almoça no colégio (nas semanas em que não está doente, mas nem vamos por ai...). Faço duas bases diferentes com o que tenho em casa e quando acontece render muito (para 4 dias por ex) congelo algumas que vou retirando consoante a necessidade.


Exemplos de bases: 

- Batata doce (1 batata doce, 2 batatas médias, 1 cenoura) 
- Courgete (3 batatas médias; 1 courgette média; 1 cebola pequena) 
- Batata (3 Batatas médias; 1 cebola pequena, alho francês) 
- Cenoura (3 batatas médias; 2 cenouras; 1 fatia fina de abóbora ou couve flor)


A cada uma destas costumo juntar 1 legume a gosto (brócolo, alface, feijão verde, couve flor, etc).


E escolho 1 carne e 1 peixe que cozo à parte (já vos vou explicar porquê). Após cozer o peixe e a carne, trituro e coloco em cuvetes de gelo (convém comprarem uma com tampa para garantir melhor conservação) e consoante ele coma carne ou peixe na escola, à noite junto um cubinho congelado de carne ou de peixe na sopa. Por cada cubinho devem congelar cerca de 30gr de carne ou peixe que é mais ou menos o que cada quadradinho da couvete leva. Se optar por colocar ovo, cozo na hora e junto a gema à sopa.



O Xavier gosta da base de batata doce com carne e adora a de cenoura com peixe por exemplo. Com 11 meses, em algumas delas já coloco arroz, massinhas, feijão, cogumelos, aromáticas e como já estamos a começar 2º prato, já estou a deixar de usar proteína na sopa, mas creio que o esquema vos pode ajudar. 


No que toca ao tema alimentação dos bebés / iniciação aos sólidos sou fã dos blogues Na Cadeira da Papa e As Papinhas da Xica e é lá que vou buscar inspiração para varias as ementas. Também podem sempre comprar livros, pessoalmente gosto muito destes dois: “1,2,3 uma colher de cada vez” e “Mãe, quero mais!”. 


Como referi acima, este é o meu método que funciona com o meu estilo de vida, cada uma poderá adaptar ao seu estilo.


Beijos e boas sopas!


1 comentário

  1. Onde podemos encontrar a couvete com tampa (imagem verde). Obrigado tudo de bom

    ResponderEliminar