BabyTime: #AFINAL OS DENTES DÃO OU NÃO FEBRES? (PERGUNTAS & RESPOSTAS) X DRA. INÊS COIMBRA (NOVADENTISMED) - PARTE I

#AFINAL OS DENTES DÃO OU NÃO FEBRES? (PERGUNTAS & RESPOSTAS) X DRA. INÊS COIMBRA (NOVADENTISMED) - PARTE I

20 fevereiro 2019



Texto: Raquel Rodrigues

Respostas: Dra.  Inês Coimbra, que faz parte da Equipa de Odontopediatria da Nova Dentismed 


Sou mãe de dois rapazes em fases de desenvolvimento muito distintas mas estão ambos a passar por uma fase de transição dentária: o Xavier, por um lado, com os primeiros dentes a romper e o Duarte, por outro, prestes a transitar dos dentes de leite para os dentes definitivos, por isso, o tema dentes reina cá por casa. 


No caso do Xavier os dentes têm dado bastante incómodo e os dois primeiros já deram origem a duas otites (mas afinal os dentes dão ou não otites?!), no caso do Duarte, é o único dos coleguinhas de escola da mesma idade que ainda preserva todos os dentes de leite e espantem-se, está desejoso que comecem a cair (o que devemos fazer quando começam a abanar?)! 


Dentes de leite x dentição definitiva, cáries na infância, uso de chupeta, mudar ou não o tamanho da chucha, qual a melhor pasta de dentes, o bruxismo nas crianças, escova elétrica ou manual, quando começar a escovar... 


Todas as mães, nestes momentos da vida, se deparam com estas questões e por isso mesmo, juntei-me à Dra. Inês Coimbra da Novadentismed (a Dra. que acompanha o Duarte) para responder às minhas e às vossas questões (que deixaram no Instagram) sobre a dentição infantil. Vamos a isso?
Com que idade deve fazer a primeira consulta?



A primeira consulta deve ser realizada quando os primeiros dentes de leite erupcionam ou, no máximo, até a criança completar o primeiro ano de vida, de modo a estabelecer um programa preventivo de sáude oral e interceptar hábitos que possam ser prejudiciais.


A partir de que momento devemos começar a fazer higiene oral aos bebés?

Desde que nascem. Em primeiro com uma compressa húmida para higienizar as gengivas e depois com escova ou dedeira a partir do momento em que nasce o primeiro dente.


A pasta que se usa nos primeiros dentes deve ter ou não flúor?

O flúor ajuda a prevenir e controlar a cárie dentária. 
Assim, desde a primeira pasta de dentes, esta deve conter flúor com uma concentração no mínimo de 1000ppm de flúor (partes por milhão). No entanto, a quantidade a ser colocada na escova deve ser reduzida e sempre supervisionado por um adulto.
Até aos 2 anos de idade a quantidade de flúor deve corresponder a um grão de arroz crú. 
Dos 2 aos 3 anos, deve corresponder ao tamanho de uma pequena ervilha.
Dos 3 aos 6 anos a concentração de flúor deve ser entre os 1000 e 1450 ppm de flúor e a quantidade deve ser idêntica ao tamanho da unha do 5.º dedo. 
A partir dos 6 anos podem usar a pasta de dentes da família, desde que contenha entre 1350 e 1500ppm de flúor, podendo a concentração de flúor ser maior se o risco de cárie for grande. O tamanho deve corresponder a 1cm.


O aparecimento dos dentes causa febre?

Quando os dentes erupcionam (rompem a gengiva), o bebé sente desconforto a nível gengival (gengivas avermelhadas), aumento da salivação, alteração dos hábitos nutricionais, ansiedade, dificuldade em dormir, irritabilidade e mal-estar. A temperatura pode subir ligeiramente, mas normalmente fica abaixo dos 38.ºC. Se a temperatura aumentar, o mais provável é que a febre seja sintoma de outro fenómeno que esteja a afectar o bebé. Nesse caso, é melhor levar o bebé ao pediatra. Assim como no caso de vómitos ou diarreia associados. O desconforto da criança pode ser aliviado limpando a boca com uma gaze molhada ou recorrendo a mordedores e geles disponíveis no mercado.


Que tipo de primeira escova usar?

Escova macia de tamanho adequado, dedeiras ou gaze humedecida.


12 meses sem sinal de dentes é preocupante?

Em média a erupção da primeira dentição tem início entre os 6 e os 8 meses de idade, sendo as meninas geralmente mais precoces. Entre os 2 anos e meio e os 3 anos de idade os 20 dentes temporários já estarão presentes na cavidade oral. A dentição definitiva inicia-se entre os 5 e 7 anos e termina com a erupção dos terceiros molares ou sisos. A erupção precoce ou tardia não está necessariamente relacionada com patologia. No entanto, se a criança não apresentar nenhum dente após completar um ano de vida, deverá ser observada na consulta de Medicina Dentária.


É verdade que aumentar o tamanho da chupeta faz mal?

As chupetas e as tetinas devem adaptar-se à boca em todas as fases da vida do bebé. Mude o tamanho da chupeta ou tetina de acordo com o crescimento do bebé.

Espero que vos seja útil!


No próximo artigo vamos falar de dentição definitiva!


Beijos