BabyTime: #PRIORIDADES DE 2019: RECUPERAR A SAÚDE ORAL NO PÓS-PARTO!

#PRIORIDADES DE 2019: RECUPERAR A SAÚDE ORAL NO PÓS-PARTO!

22 janeiro 2019



Pergunta para queijinho: quem, decidiu começar o novo ano a cumprir uma daquelas velhas promessas que tendemos sempre a adiar, que é tratar dos dentes? Que se preparava para passar de mansinho de lado, mas que as circunstâncias a obrigaram a encarar de frente? Quem foi?


Diz o povo que tudo o que nos acontece na vida não é por acaso, e que tem sempre uma razão de ser.
Estava eu num jantar de amigos na passagem de ano, a saborear a última comida do ano velho, quando comecei a sentir um elemento estranho na boca que claramente não sabia a recheio de sapateira. Com o entusiasmo da aproximação do novo ano devo ter trincado algum pequeninho naco de sapateira que escapou ao triturador, com mais força, e zás…..


Estava dado o mote para a minha ida ao dentista mais cedo do que tinha pensado, apesar de toda a minha vontade e determinação para o fazer em 2019, após a minha segunda gravidez.


Se a saída de 2018 não foi a 100%, pelo menos a entrada em 2019 tinha que o ser. E assim foi…. Achei que estava na altura de pôr ordem na saúde dos meus dentes…., aliás já estava nos meus planos, focar-me na saúde oral, por isso, isto foi apenas um empurrãozito necessário da divina providência…..


Passei toda a gravidez com um dente aberto, com consultas regulares, muito complicado de arranjar para evitar alguns Raios-X que eram necessários e agora voltou a dar problemas. O que só confirma a ideia de que em saúde mais vale prevenir que remediar, diga-se adiar….


O mais certo agora é precisar de colocar uma coroa ou mesmo um implante. A minha dentista está a decidir o meu futuro com um colega especialista em prostodontia, que deve ser qualquer coisa como o cardiologista dos dentes.


 
Ninguém gosta muito de falar em dentes, pois não? É das coisas que acho que mais mexem com a nossa auto estima e consequentemente existe uma vergonha associada a quando algo não está bem. Para mim perder um dente, caso tenha que ser implante, é como perder uma parte fundamental de mim e confesso que vou ficar triste e vou ter que lhe fazer luto. Continuo a achar que os dentes se deviam regenerar tal como os fios de cabelo e ninguém se chateava.


Aliás os ratos e os esquilos já fazem isso, porque diabo nós não o fazemos?...Um dia destes será, mas até lá…..

 


Como infelizmente ainda não é assim, comecei o ano na cadeira do dentista com um check up de avaliação para arranjar tudo o que faz falta (limpeza, cáries, massa que precisa ser substituída para evitar fissuras = novas caries = desvitalização = 1º passo para a morte do dente). Sabiam que mesmo aqueles dentes que damos como garantidos porque já foram arranjados convém serem vistos de forma regular? É que eu sou muito despistada com isso e acho sempre que se já foi arranjado está bom. Pelo meio, acho que acabo por ter “sorte” porque quando há 1 que dói os outros são vistos a reboque, mas tudo pode ser evitado fizermos check ups preventivos / regulares (achei que era importante destacar isto às mais distraídas, como eu, pois aposto que 90% só correm para o dentista quando vem uma dor, nãooo é?).


 
Posto isto, se preferia estar estendida numa cama de rede em Punta Cana? Preferia. Se preferia um montinho de roupa nova para começar o ano? Preferia. Mas a saúde é um investimento necessário e está sempre primeiro, pelo menos para mim. Por isso, nos próximos tempos vou ter encontros regulares com a Dra. Catarina nesta cadeirinha em prol de um sorriso tratado após gravidez. Já agora ficam a saber que a "minha" Catarina é a única pessoa até hoje que me deu anestesia sem sofrer! É uma espécie de fada dos dentes da vida adulta e uma ótima pessoa para ver crianças também.


A Dra. Catarina Garcia trabalha na clínica Nova Dentistmed, em Lisboa. Dá-me jeito ser na capital pela proximidade do emprego para gerir melhor o tempo (há duas, uma no Marques de Pombal e outra no Campo Pequeno), e ficam a saber que foi eleita uma das 10 melhores clinicas dentárias de Portugal, porque se há critério que se deve ter em conta numa especialidade como esta é a qualidade, o futuro dos nossos dentes está na forma como são tratados.


Por isso, se andam a arrastar uma ida ao dentista para check up ou se estão a pensar engravidar (não descurem os dentes) espero ter-vos dado o empurrão necessário e a Nova Dentismed pode ser uma excelente opção. O meu já está dado e já estou a caminho…