BabyTime: #50 ANOS DA LEGO DUPLO: COMO SÃO FEITOS OS BLOCOS COM QUE OS NOSSOS FILHOS BRINCAM?

#50 ANOS DA LEGO DUPLO: COMO SÃO FEITOS OS BLOCOS COM QUE OS NOSSOS FILHOS BRINCAM?

29 janeiro 2019

Hoje a LEGO® DUPLO está de parabéns por meio século de existência e o Babytime foi um dos blogues escolhidos para assinalar a data. Que honra!

Vou começar por algumas curiosidades...

1. Sabiam que há precisamente 50 anos que o Grupo LEGO apresentou o primeiro tijolo grande, pensado para as mãos (e bocas) pequeninas? Foi em 1969, o mesmo ano em que o primeiro homem pisou a Lua. 
2. Sabiam que o nome DUPLO® vem do latim “duplex” e significa (isso mesmo, adivinharam), duplo? O nome surgiu pela primeira vez em dois sets LEGO® DUPLO lançados em 1969 – os sets 510 e 511.
3. Sabiam que os tijolos LEGO DUPLO têm o dobro do tamanho dos tijolos LEGO normais, em
todas as dimensões? Isso foi feito para permitir que todos os tijolos encaixem no LEGO System. 



Tudo começou num coelho… e alguns amigos

O logotipo foi criado nos anos 70 quando Kjeld Kirk Kristiansen – dono de terceira geração do Grupo LEGO – decidiu focar-se em LEGO DUPLO como uma marca à parte. O coelho vermelho passou a ocupar o lugar de destaque nas embalagens e ficou até aos dias de hoje. 

A ele, juntaram-se vários outros animais, desde cavalos, ovelhas e vacas,  elefantes, leões e dinossauros. Isto para não falar de todas as figuras DUPLO lançadas ao longo dos anos – agricultores e policias, médicos, cowboys, cientistas, crianças malandras e pais hipsters. Há sempre algo para inspirar a imaginação dos pequenos construtores e facilitar o faz-de-conta. O Xavier já tem conjuntos de Lego DUPLO e embora ainda não saiba fazer montagens com 10 meses, já adora as figuras. O Duarte por sua vez com 6 anos divide-se entre os DUPLOS e os normais, pois está numa idade muito transversal em que tanto adora uns quanto outros - e o que importa é divertirem-se e aprenderem a brincar.

Por falar em figuras, este era o aspeto das primeiras mini figuras LEGO DUPLO. Alguém por ai se lembra?

E depois foram surgindo outras....




Mas há mais...
No que toca à segurança, todos os brinquedos Lego cumprem ou excedem os mais rigorosos critérios de segurança de brinquedos a nível global. A Lego trabalha com uma postura de safety-by-design tanto no suporte físico como no digital e de classificação etária para garantir que as crianças se divertem e são desafiadas no nível certo para a sua idade. 






Além disso, os blocos Lego são submetidos aos mais diversos testes de produto, incluindo, testes de baba e saliva de crianças para terem a certeza que a tinta dos blocos não vai saltar -  e a garantia é de que não salta. Assim como há garantia de que uma peça não se parte com uma dentada... até porque já sabemos como são as crianças pequenas. 


Desafio-vos a ver o vídeo abaixo que, além de assinalar os 50 ANOS, explica bem por onde andam as peças de Lego DUPLO antes de irem parar a nossa casa! 
 
E para finalizar...

50 anos, 50 ideias para brincar com LEGO DUPLO 

Porque é destes tijolos criativos que estou a falar hoje aqui no blog, termino com um vídeo que achei especialmente interessante por reunir 50 ideias de jogos que podemos fazer em casa com os filhos com recurso a Lego DUPLO. Quem não for já ver para fazer com os filhos, merece tropeçar descalça em cima de um Lego!!! Tem ideias simples e giras para qualquer momento de lazer com os mais novos.



  
Não é à toa que 91% dos pais consideram que montar Lego é uma atividade divertida para toda a família (de acordo com o estudo Lego Play Well).

Parabéns Lego DUPLO e obrigado por levarem tão a sério a brincadeira e a segurança das nossas crianças! 

Disclaimer: Ao contrario do que podem estar a pensar, não fui paga para dizer isto tudo, nem contava fazer um post tão grande... entusiasmei-me! Apenas tive acesso privilegiado a estas informações giras e achei curioso conhecer e poder mostrar um pouco mais sobre as origens deste brinquedo intemporal. 

Beijos