BabyTime: #BACK TO SCHOOL

#BACK TO SCHOOL

17 setembro 2018



E lá foi o meu amor crescido ganhar literalmente, asas nos pés, e arrancar mais um ano de jardim de infância na escola pública, que é como quem diz, para o último ano de brincadeira. O ano passado por esta altura os meus nervos eram muitos, turma nova, escola nova, a separação do melhor amigo que ficou noutra turma, rotinas novas, e todas as diferenças entre o público e o privado de que falei aqui. Estava grávida de poucas semanas do Xavier e as minhas hormonas de mãe estavam instáveis como tudo, o que eu chorei só por ele ficar separado do melhor amigo que o acompanhava desde os 6 meses no colégio e por saber que ele tinha que enfrentar uma série de novidades.

Este ano foi tudo bem mais fácil, a professora é a mesma, a turma vai ter meninos novos mas está rodeado de caras conhecidas e num instante vai chegar a casa a falar de novas amizades.  Quanto ao melhor amigo, acho que nada os separa, nem as pareces de uma sala de aulas. Continuam a ser o que eram antes, contornaram a separação da turma com brincadeiras no recreio, no ATL e no refeitório e isso também me deixa tranquila. A nossa dupla é conhecida por ser inseparável e eu tenho orgulho neles.

O ensino público trouxe-lhe mais passeios, mais amizades, mais palavreado (e eu passei a dizer mais vezes em casa “onde é que ouviste isso?”). As expressões “bué”, “ya”, “bem fixe”, “mêmo fixe” começaram a ser enfiadas em todas as frases. Tornou-se mais autónomo a comer e mais responsável pelos seus pertences, aprendeu muitas músicas e até as canta ao mano, tornou-se colecionador de cromos e viciado em cadernetas. Não há o acompanhamento tão próximo como no colégio, volta para casa com o nariz cheio de ranho e as calças rotas dia sim dia não, mas está a aprender a ser autónomo e ser desenrascado, faz parte, eu também passei por isso. É claro que preferia encolhê-lo e trazê-lo comigo no bolso, para ter sempre tudo controlado, mas não dá, e se fui adulta o suficiente para ser mãe tenho que ser adulta o suficiente para lidar com o crescimento deles. Que construas ano a ano os teus sonhos, meu amor, eu vou estar sempre aqui para te dar asas.


Vertbaudet | Vans | Mango Kids | Zara 

Look Duarte: Sweat e Jeans C&A | Shoes: Gioseppo