BabyTime: #A PRIMEIRA SOPA X TABELAS DE INTRODUÇÃO ALIMENTAR!

#A PRIMEIRA SOPA X TABELAS DE INTRODUÇÃO ALIMENTAR!

19 setembro 2018



E eis que ontem foi o dia da primeira sopa do bebé Xavier e aqui fica o post para registar o momento!

Era para ter adiado até ao fim de semana para organizar as coisas com mais calma, mas como quero introduzir o máximo de legumes possível até ao inicio da creche, mudei os planos. Nem colheres novas tinha comprado ainda, tive que me socorrer de umas que ainda tinha do Duarte.

Confesso que senti aquele ciume miudinho de deixar de ser a sua fonte exclusiva de alimento, como se a partir de agora ele pudesse pertencer a todos e já não me visse como a sua pessoa preferida. Agora qualquer pessoa lhe pode aquecer um prato de sopa e dar que ele fica contente. Não há mãe que não se depare secretamente com este pensamento quando os filhos começam a comer, eu já senti isto duas vezes. 

 A verdade é que esta etapa assinalada não só uma nova fase na vida dos bebés como também fecha um ciclo para as mães que prolongaram a amamentação. É mais um cordão umbilical que se corta. E quando ele for para o colégio será outro (já me ando a mentalizar para não ter controle sobre tudo o que ele vai estar a fazer e eu ansiosa que sou lido mal com isso).

Voltando às sopas, a pediatra sugeriu começar a sopa ao almoço e ao jantar (ao invés de ser sóao almoço) e daqui a uma semana introduzimos já as frutas (começando pelas mais comuns. banana, maça e pêra). Daqui a 3 dias mudamos a sopa e acrescentamos mais 1 legume e assim sucessivamente. Ontem começámos por um creme de batata e cenoura com um fio de azeite frio (sem ser cozinhado) e o Xavier devorou não 1 mas 2 pratos de sopa (o equivalente a 2 conchas, não se assustem)!



Fiquei tão contente por ter corrido bem que até me esqueci dos ciúmes miudinhos e fiquei só a contemplar o meu rufia de cabelo especial a despachar sopa como gente grande e a adorar brincar com a colher! 
 
Hoje vou imprimir estas tabelas do Blog Na Cadeira da Papa para me ajudarem a registar os legumes já introduzidos, espreitem pois pode ser-vos útil!

Beijos