BabyTime: #PROLONGAR A AMAMENTAÇÃO X REGRESSO AO TRABALHO!

#PROLONGAR A AMAMENTAÇÃO X REGRESSO AO TRABALHO!

09 agosto 2018





Já ia escrever aqui sobre o tema e nem de propósito a semana passada assinalou-se a Semana Mundial do Aleitamento Materno, por isso, faz ainda mais sentido vir aqui passar o meu testemunho e tentar ajudar quem vai passar pelo mesmo desafio.   


Na consulta de rotina dos 4 meses a pediatra do Xavier desafiou-me a fazer amamentação exclusiva até aos 6 meses, como recomenda a OMS (Organização Mundial de Saúde) mesmo indo trabalhar já agora quando ele completar 5 meses. O que significa que vamos tentar manter o leite materno até aos 6 meses como única fonte de alimento e só depois vamos introduzir as sopas e posteriormente as frutas e papas nos intervalos das mamadas. O Xavier está no percentil 85 de peso e a pediatra não vê necessidade de começar já a comer papas cheias de açúcares - concordei. 

Sou pro amamentação, mas não sou fundamentalista, cada mãe deve ter liberdade para decidir até onde quer ir. Durante a gravidez até achei que provavelmente não ia amamentar muito tempo o Xavier devido à experiência com o Duarte não ter sido famosa (embora bem sucedida, mas cheia de ameaças de mastite). Mas estando a correr bem so far, não vejo razão para não fazer um esforço extra para cumprir esta primeira meta tão importante para os bebés. Os benefícios são conhecidos e tenho muita pena que a lei laboral nacional não proteja este principio como fazem muitos outros países. Ainda assim, não aceitei o "é impossível" e vou tentar. Estou otimista.


"Amamentar em exclusivo durante os primeiros seis meses de vida protege contra a subnutrição, não só nos países em desenvolvimento, mas também nos países industrializados (...) 
o aleitamento materno diminui o risco de infeções gastrointestinais, diminui o risco de obesidade nas crianças e adolescentes, melhora o desempenho escolar e reduz o risco de cancro da mama e do ovário na mãe" 
refere a OMS. 

Esta é para mim uma experiência totalmente diferente da que tive com o Duarte, que com a mesma pediatra, introduziu as papas aos 4 meses e manteve a amamentação nos intervalos das refeições. Contava que ia ser tudo igual com o Xavier, mas o desafio foi lançado e agora não há volta a dar. Por isso, durante este mês estou a tirar leite para deixar em stock para o mês do pai. Uma semana antes de ir trabalhar vou começar a habituá-lo ao biberão. Tenho partilhado algumas dicas pelo instagram e são tantas as meninas na mesma situação a pedir mais informação sobre o tema que achei melhor passar para "papel".



RESALVA: AS DICAS ABAIXO NÃO SÃO A BÍBLIA SAGRADA DA AMAMENTAÇÃO, NÃO SOU CONSELHEIRA DE AMAMENTAÇÃO NEM TENHO EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA SAÚDE. SÃO COM BASE NA MINHA EXPERIÊNCIA COMO MÃE E COM INFORMAÇÃO ABSORVIDA FRUTO DA PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS COM MUITAS OUTRAS MÃES. 



PROLONGAR A AMAMENTAÇÃO 


AUMENTAR A PRODUÇÃO - TIRAR LEITE - FAZER STOCK


1. Em primeiro lugar, arranjei uma bomba extratora de leite elétrica, por experiência pessoal anterior, sei que só consigo extrair dessa forma (as manuais comigo não resultam) e sacos de congelação de leite materno para começar a fazer stock em casa. Após testar a bomba percebi que não conseguia tirar muito leite de cada vez (é normal que aconteça) e decidi voltar a estimular a produção de leite com algumas ajudas.




2. Voltei a tomar Promil (suplemento de amamentação) e voltei a beber mais líquidos, incluindo o chá de cardo mariano (à venda no celeiro) que é conhecido por ter propriedades que ajudam a produzir mais leite, o próprio Promil tem na sua composição cardo mariano. Mas regra geral, ajuda bastante beber muita água, podem intercalar o chá de cardo mariano com camomila, erva príncipe, cidreira, etc. Se tiverem dúvidas quanto aos chás serem seguros, consultem o E.Lactancia.  




3. Para não condicionar demasiado as minhas rotinas nem virar escrava da bomba, tiro leite duas a três vezes ao dia, enquanto ele mama. Ofereço uma mama e faço extração na outra em simultâneo (não é a manobra mais fácil do mundo, mas consegue-se). 


4. A altura do dia em que extraio mais leite é no período da manhã, por isso aconselho a fazerem o mesmo, comecem logo na primeira mamada do dia.


5. Comecei com um total diário de 120ml (tirado em alturas diferentes pois só conseguia uns míseros 40ml de cada vez) e neste momento 100ml é o que consigo tirar de uma mama de manhã (altura em que tenho mais produção) e no resto do dia tiro mais 50ml ou 100ml de ambas.  

[Contas feitas, estou a armazenar um total de 200 ml/dia que distribuo por sacos de 100ml e de 50ml. O objetivo com o Promil e com o chá é aumentar estas quantidades (há quem tire muito mais de uma vez), mas para já, aceito o que tenho como o possível.]

6. O leite extraído de manhã vai para o frigorífico e quando volto a tirar junto ao mesmo (não devemos juntar leites de dias diferentes, apenas "o" do dia). Após as 3 extrações diárias congelo. Se quiserem saber mais sobre o armanezamento x validade, sugiro este artigo.




7. Uma dica preciosa que me deram foi a de não desanimar se ao inicio sair pouco leite (parece que é comum) e com o tempo e estímulo vamos conseguindo aumentar (eu já noto resultados em tão pouco tempo). Assim como noto menos produção se beber menos água, por isso, façam dos líquidos uma regra.

8. Vou, sempre que possível, amamentar o bebé na hora de almoço ou extrair leite de ambas não só para aliviar a subida de leite como para armazenar mais, como referi acima.

9. Não entrem em stress se chegar o dia do bebé ficar com o pai e não terem ainda leite suficiente para todas as refeições necessárias, vão retirar mais durante a hora de almoço no trabalho, por isso o stock vai ser reposto. Esta experiência tem sido partilhada comigo por muitas meninas, por isso, confio que assim seja.

10. Sejam positivas, confiem no processo. Há quem diga que extrair leite a ver fotos ou vídeos dos pequenos ajuda a ter mais produção, por isso, não desistam no primeiro obstáculo.


A bomba que estou a usar é o modelo Bomba Elétrica Simples da Lansinoh, faço estimulação do peito 1 a 2 minutos (ferramenta da própria bomba) e depois inicio a extração. Começo com sução moderada e vou aumentando gradualmente até ao máximo. Deixo aqui um vídeo.


Quem mais está neste desafio?

Quem mais em countdown para o regresso ao trabalho?