BabyTime: #SÍNDROME DO NINHO ARRUMADO: É SÓ COMIGO?

#SÍNDROME DO NINHO ARRUMADO: É SÓ COMIGO?

10 janeiro 2018


No domingo a minha mãe entrou cá em casa em exclamou "está tudo tão arrumado!" e eu só precisei de responder "já começou". Ela sabe do que falo. Começaram os quartos de final, chegou a síndrome do ninho (expressão que a faz rir) mas que que atinge algumas grávidas (incluindo sua filha pela segunda vez, não é D. Palmira?) e que nos faz querer ter tudo super arrumado e pronto para receber o bebé como se algo cá dentro nos obrigasse a ter tudo organizado o quanto antes. 

Não sei porque razão desta vez começou tão mais cedo, no Duarte foi la para as 36/37 semanas, mas desconfio. Fui obrigada a fazer mais repouso nesta gravidez e a deixar a limpeza da casa andar ali pelos serviços mínimos por causa do período de sangramentos. Conclusão: sempre que, sentada no sofá, olhava ao redor com a limpeza à seria por fazer até hiperventilava, primeiro porque já sabia que só estava a acumular trabalho (além da parte da preparação do enxoval que também arrastei). E em segundo porque já sabia que me ia dar muito mais trabalho fazer depois uma limpeza profunda e, em terceiro, porque aqui onde moro, atrás do sol posto, não é fácil arranjar uma senhora da limpeza, além de eu achar que dou sempre conta do recado todo (#odavas). 

Por isso, agora, Raquel Maria já com ordem para fazer vida normal, mas já toda apanhadinha da ciática, agarrou-se a tudo de uma vez só: limpeza da casa, roupas de bebé, mudança total no quartinho dos miúdos, garagem, tudo e tudo. Como se tivesse que recuperar o tempo perdido em contra-relógio. Não sei que pressa é esta, mas a culpa é da síndrome do ninho. 

E, por mais que me aconselhem a fazer uma coisa de cada vez porque “ainda tens tempo”, eu tento fazer o máximo que posso dentro das minhas possibilidades no tempo livre. No entanto, não pensem que ando feita barata tonta, faço pausas entre os trabalhos pois sei que não posso abusar. E também como sei que o meu ritmo é mais lento, talvez sinta necessidade de começar ainda mais cedo a preparar o meu baby nest. Cada uma com a sua.  

Eu sei que ainda falta muito tempo (2 meses e picos), que até o bebe nascer esta casa ainda se vai sujar e limpar muitas vezes, que ainda vou ter muita roupa para lavar, que agora tenho um filho pequeno que espalha brinquedos por todo o lado e uma casa com crianças nunca está imaculada, mas já nada me vai fazer mudar até ao parto. É a natureza em plena ação a comandar o meu cérebro. 

Para quem não sabe do que falo, aqui fica um breve resumo:

A síndrome do ninho (arrumado) é frequentemente experimentada na terceira fase da gravidez que resulta de uma necessidade estrutural de preparar tudo o que for necessário para proteger o bebé antes de nascer; além disso, as mulheres grávidas, nesta fase, tornam-se mais seletivas e desejam ter pleno controle sobre o seu ambiente, preferindo passar mais tempo com pessoas da sua confiança.” – in Dicas de Saúde

É a intensa necessidade de limpar, organizar ou preparar a casa. Apesar da barriga não permitir grandes excessos a grávida é capaz de subir uma escada para limpar o teto, ou esvaziar uma estante inteira porque acredita que tem muito pó.” – in Guia Infantil

"Um dos paradoxos aparentes de fazer o ninho é que, no terceiro trimestre de gravidez, as mulheres dizem estar mais cansadas, enquanto, simultaneamente, mostram um aumento da atividade" explica Mel Rutherford, professor do Departamento de Psicologia, Neurociência e Comportamento da Universidade de McMaster. "Sendo assim, a necessidade de fazer o ninho é uma força motivadora muito poderosa." - in Sapo Lifestyle.  

Junto a isto a festa de anos do Duarte, que está em andamento esta semana e que quero fazer acontecer e a lista de últimas necessidades para o enxoval, que é como quem diz ir à Feira de Bebé do Continente no fim de semana e agarrar tudo o que falta. 

Grávidas desse lado, digam-me, já andam assim ou andam calmas da vida?