BabyTime: #BOLO DE ANIVERSÁRIO INFALÍVEL PARA MÃES (A LÁ RAQUEL)

#BOLO DE ANIVERSÁRIO INFALÍVEL PARA MÃES (A LÁ RAQUEL)

23 janeiro 2018



A pedido de muitas mães de família e outras tantas gulosas que por aqui andam, aqui fica, finalmente a receita do bolo húmido de chocolate que fiz para os anos do Duarte (reforcei a parte do húmido só para vos deixar ainda mais augadas). 

Confesso que não esperava tantas reações à receita, mas até agradeço pois assim senti-me na "obrigação" de a passar para o "papel" e ficar com o step by step para consulta futura (porque sou daquelas que têm a mania que não se vai esquecer das receitas que correm bem, mas depois ando aqui a post its no dia a dia para me lembrar até de ir ao pão) #teimosinha. 


O claim deste bolo podia ser "o bolo de aniversário que desenrasca todas as mães" porque fica mesmo com uma consistência ótima por fora, e por dentro fofo e húmido como os de pastelaria. Por aqui, foi aprovado por todos e ao contrário do que costuma acontecer nas festas de anos, em que as pessoas comem um bocado só para não fazer a desfeita e "dar sorte" ao aniversariante, este foi desaparecendo do prato em velocidade relâmpago. Já para não falar que quando a sogra diz que esta muito bom e repete é porque está mesmo bom (brincadeirinha D. Isabel, o seu também é muito bom!|).


Não era esta a receita que tinha em mente quando assumi que ia ser eu a fazer o bolo do Duarte este ano, o plano inicial era fazer bolo de cenoura com recheio de ganache de chocolate e cobertura de buttercream, porque queria um bolo simples e fácil de decorar. 

Pedi dicas ao talentoso Célio, do blog Sweet Gula, que adoro seguir, para me passar uma receita perfeita de buttercream (e ele deu-a).  Mas, por outro lado, não estava totalmente satisfeita com a decisão, apetecia-me arriscar numa nova receita e sair da minha zona de conforto. Além disso, em dias de festa gostamos de adoçar a boca com algo mais "arrojado". A cobertura de buttercream também me começou a despertar dúvidas por não ficar totalmente branca como pretendia (fica sempre ligeiramente amarelada devido à cor da manteiga). 

Comecei, na véspera e já sem grande esperança de mudar de planos, a pesquisar receitas no google, em blogs e no youtube, onde cheguei a esta que foi a que adaptei. Era a lufada de ar fresco que precisava para ir para a cozinha no dia a seguir preparar o bolo do meu petiz, cheia de motivação.




Vamos a isso? (até porque aposto que saltaram todas para esta parte sem passar na casa de partida.)

Nota 1: Não segui a receita totalmente à risca (não fiz a cobertura sugerida que deve ser divinal) e ajustei ligeiramente as quantidades na massa. 

Nota 2: para a massa, não usei a Bimby nem a batedeira, fiz tudo de forma tradicional.

Ingredientes:

Para o bolo, vão precisar de:
  • 250 gr de Farinha para Bolos (usei Branca de Neve)
  • 2 colheres de sobremesa de fermento em pó
  • 3 colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • 350 gr de iogurte grego natural (equivale a 3 iogurtes e meio)
  • 300 gr de açucar
  • 6 ovos inteiros
  • 200gr de margarina à temperatura ambiente
  • 340 gr de chocolate de culinária (+- 1 tablete e meia)
  • 25 gr de chocolate em pó 
  • 1 colher de água quente
Para a cobertura (e recheio), vão precisar de:

250 gr de Mascarpone 
3 colheres de sopa de açúcar em pó
200 ml de natas 

Preparação do bolo: 

1. Comecem por separar os ingredientes secos dos húmidos em 3 taças;

2. Na primeira taça colocam a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio, misturam bem e reservam;

3. Numa segunda taça colocam os ovos inteiros com o açúcar e batem até ficar com um aspeto cremoso e reservem;

4. Num tacho, em banho maria (fator importante), derretam, lentamente o chocolate, o iogurte grego e a manteiga. Quando o creme estiver uniforme, adicionem as 25gr de chocolate em pó previamente derretido numa colher de sopa de água quente. Misturem bem e reservem;

5. Juntem o preparado da farinha com o dos ovos até obterem uma massa uniforme e sem grumos. Depois, juntem o preparado de chocolate à massa e mexam até esta ficar cremosa e homogenea. O iogurte em contacto com o bicarbonato de sódio vai originar bolhas de ar na massa (que é o que vai conferir humidade e ao bolo).

6. Dividam a massa em duas formas de 21cm previamente untadas com margarina e levem ao forno por  +- 45 minutos a 180 graus (consoante o vosso forno). Aos 35 minutos comecem a verificar com o teste do palito.

Dicas importantes:

Para o bolo desenformar na perfeição, untei as formas com margarina e no fundo coloquei ainda uma rodela à medida de papel de forno (ou vegetal) polvilhado com farinha.

Deixei o bolo cozer durante 10 minutos e findo esse tempo coloquei papel de alumínio por cima até +- aos 35 minutos, depois verifiquei com o palito, retirei o papel e deixei cozer destapado por mais 10 minutos.

Preparação da cobertura:

Na batedeira, bater as natas (que devem estar bem frias, com mais de 48h no frigorífico) e no final quando já tiverem consistentes, reduzam a velocidade e juntem as 3 colheres de açúcar em pó. 

Juntem de seguida o queijo mascarpone, envolvam bem até ficar uniforme e está pronto a usar.  

Dica: para a aplicação da cobertura o bolo já deve estar frio. Fiz o bolo de véspera e a cobertura no dia da festa. Depois de aplicar a cobertura levei ao frio até à hora de servir, mas ela aguenta bem umas horas em temperatura ambiente, caso prefiram tê-lo exposto na mesa.

Para o recheio não usei a mesma receita, fiz ganache simples de chocolate e pedido dos rapazes, mas numa próxima vou experimentar rechear com o creme mascarpone e morangos, quebra o doce e dá frescura ao bolo.  

Ontem ainda comemos a última fatia e estava perfeito e fresco!

Acho que não me esqueci de nada, fico a aguardar as fotos desta receita aí por casa :)




Beijos,