BabyTime: #OS FILHOS E O DIREITO À PERSONALIDADE!

#OS FILHOS E O DIREITO À PERSONALIDADE!

12 dezembro 2017

 

"Let them be little"

É talvez uma das expressões estrangeiras que mais gosto e mais sentido faz na educação. 
Porquê? 
Porque de vez em quando precisamos de refletir sobre ela.


"Muitas vezes queremos que os nossos filhos sejam mini adultos. Queremos que se portem bem no restaurante, que sejam educados no elevador, que ajudem a arrumar a casa, que não espalhem os brinquedos todos na sala, que a roupa permaneça imaculada e usem somente a roupa escolhida por nós, que dêm um beijinho a toda a gente, que digam "boa tarde" ao vizinho, porque a sociedade assim o dita. De vez em quando perdemos-nos nas "aparências" e esquecemos-nos da sua idade real, da sua capacidade cognitiva e mais grave... das suas vontades."
 

Creio que já todas tropeçamos neste erro de exigir mais do que aquilo que eles compreendem e de não respeitar a sua individualidade e vontade em algumas situações, como quando encontramos alguém conhecido e ficamos frustrados porque o nosso filho não foi super educado ou não correspondeu às nossas expetativas. Já me deixei de exigir que ele fale a estranhos no supermercado, no shopping ou na rua, muito menos que dê beijinhos, os mimos são para a família e para os amigos chegados. 


É claro que não podemos fechar os olhos a tudo e deixá-los em auto gestão.  É claro que temos de lhes incutir bases, valores familiares e educação, mas não podemos, nem devemos exigir um comportamento exímio em tudo, essa tarefa é para robots, não humanos.  

Não há nada melhor nem mais fácil do que ser criança e aproveitar os dias para brincar, conhecer e explorar. Por aqui, a mudança para a escola pública acabou por se tornar muito boa, está mais sociável, antes tinha medo de se aproximar de grupos de crianças e agora é dos primeiros a avançar, canta imensas músicas, partilha mais o dia a dia connosco, fala mais de cromos, carros e super heróis... e eu imagino que sejam essas as conversas no recreio e as "modas" do momento. Fico em paz por o ver regressar feliz todos os dias da escola. Foi uma mudança grande para uma realidade totalmente diferente e que surpreendentemente se revelou a melhor opção.

É curioso que até na forma de o vestir mudei as minhas preferências e adotei uma atitude menos controladora e mais descontraída e ao gosto dele. Antes torcia o nariz a tudo o que fugisse dos meus padrões, ele pedia e eu inventava desculpas para não comprar a camisola x ou y. Até que comecei a fazer um exercido pessoal de introespeçao e cheguei à conclusão que preciso saber aceitar que ele já tem personalidade e gostos próprios, e ainda bem! Os gostos deles merecem ser tão respeitados quanto os nossos!

Por isso, agora ir às compras é uma animação e deixou de ser uma seca para ele. Fica super feliz por o deixarmos fazer escolhas e trazer a roupa a gosto. Até a hora de vestir de manhã, onde tínhamos alguns conflitos, também ficou mais fácil, até dá sugestões sobre o que quer levar, por exemplo, esta manhã já me disse que amanhã quer levar emojis.


Já aqui falei várias vezes de smart shopping e de dicas para renovar o guarda roupa sem gastar uma nota. Não consigo comprar peças caras que só duram uma estação devido ao crescimento acelerado dele. Procuro sempre as lojas grandes com muita variedade e preços acessíveis. No sábado fomos às compras de Natal e um dos sítios onde ele gosta mais de escolher peças é na C&A, adivinhem porque? Porque tem uma coleção enorme de personagens, desde o Mickey, ao Pato Donald, passando pela Patrulha Pata, Minions, Cars e até o Homem Aranha o Batman ou as Star Wars. Todos os heróis moram na C&A, caso estejam à procura. E porque é Natal, a marca até tem peças natalícias com imagens destas personagens icónicas para quem gosta de vestir uma roupa especial no dia 25.

Trouxemos bastantes peças a gosto (não amo todas de paixão, mas faz parte) quer de partes de cima, calças, interiores, básicos e pijamas (estávamos quase a zeros em pijamas quentes e básicos). O bom desta loja é que os básicos ficam a 6.90€, pelo que dá para trazer muitas opções  e encontramos calças de ganga a partir dos 8.90€, com uma particularidade que gosto muito e destaco aqui para as mães: têm fecho fácil, de encaixe, para eles não se atrapalharem na escola quando vão todos juntos à casa de banho.  

    
Já usou alguma da roupa nova no fim de semana e confesso que até gosto de o ver com as peças escolhidas por ele :)
Fujo de pessoas indecisas e inconstantes na vida, e só por ele já saber fazer as suas escolhas, é o meu herói!





Calças cinza, long sleeve Star Wars e Blusão | C&A





Sweat Star Wars e Calças com forro |  C&a




Long sleeve Super Herois Marvel | C&A


E por ai? Ainda são controladoras do roupeiro ou deixa-nos escolher?
Sabiam que a C&A tinha esta variedade toda das personagens que eles adoram na TV? 
Beijos