"Cuidar da saúde é uma necessidade em qualquer momento da vida, mas durante a gestação essa preocupação precisa ser fortalecida. Durante este período, as alterações hormonais provocam a queda da imunidade da mulher sendo os alimentos os grandes aliados para uma gestação saudável."
- Salsa, couve galega, couve portuguesa, couve de Bruxelas, pimento, grelos de nabo, grelos de couve, agrião, couve flor, kiwi, papaia, couve lombarda, coentros, couve-roxa, laranja, limão, castanha, morango, toranja, espinafres: ricos em vitamina c que acelera a ação e protege os glóbulos brancos da oxidação, aumentando o seu tempo de vida e, consequentemente, aumentando a resistência a infeções. É reconhecido o papel desta vitamina na prevenção e tratamento das constipações, podendo ainda ajudar no tratamento de muitas outras infeções.
- Gema de ovo, Batata doce, cenoura, espinafre, manga, mamão e tomate: rica em vitamina A ou carotenoides (percursores da vitamina A), reforça o sistema imunitário do feto e da gestante.
- Vegetais de folha verde escura (agrião, couve, espinafre, brócolos) são fontes de minerais como zinco, selénio, magnésio e ácido fólico.
- Alho e Cebola: contêm não só prebióticos (componentes de alimentos vegetais, que não são digeríveis e que estimulam seletivamente o crescimento e a atividade de uma ou mais espécies bacterianas no cólon) mas também ricos em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, dentre elas a própria alicina e a quercetina, respetivamente.
- Oleaginosas como a Castanha do maranhão: tem grande capacidade antioxidante por conter selénio, ou seja, é capaz de neutralizar os radicais livres do organismo aumentando a imunidade.
- Gengibre: esta raiz auxilia nas defesas do organismo porque possui importante ação bactericida e ainda facilita a digestão.
- Para além destes a ingestão de Iogurte natural ajuda na recomposição das bactérias benéficas da flora intestinal chamadas de probióticos, mantendo o intestino saudável e capaz de absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas e minerais, que fortalecem o sistema imunitário.
"a imunidade é uma construção de diversos hábitos saudáveis, que incluem uma rotina de sono adequada, a prática de atividades físicas e a alimentação saudável. Por isso, um acompanhamento adequado com profissionais ajuda a grávida a manter as defesas do organismo em dia"
