BabyTime: #GUIA PARA UM HALLOWEEN (EM CASA) COM MIÚDOS: 3 IDEIAS PARA A NOITE DOS SUSTOS!

#GUIA PARA UM HALLOWEEN (EM CASA) COM MIÚDOS: 3 IDEIAS PARA A NOITE DOS SUSTOS!

27 outubro 2017


Uma das certezas que a maternidade me tem provado é que tem a capacidade de nos mudar os prismas da vida, levando-nos a gostar de coisas às quais antes nem ligávamos, como o Halloween, que me era totalmente indiferente e a ceder a tantas outras coisas como, por exemplo, ter a TV sempre ligada nos desenhos animados - impensável aceitar isto before the kids

Quando éramos só dois, não tínhamos por hábito assinalar o Halloween, e se "assinalássemos" confesso: era porque calha na véspera de um feriado e motivava uma saída à noite com os amigos. Até... um pequeno ser começar a andar, a falar, ganhar autonomia e personalidade e chegar a casa com vontade de festejar a data à maneira dele com os amigos, primeiro na creche e agora na escola. Ninguém no mundo tem a capacidade de nos dar a volta como os filhos, o coração amolece por eles e quando damos conta estamos no Google a pesquisar ideias, fatos e promoções.

É um pouco isso que tem acontecido nos últimos anos, com um apontamento de Halloween aqui e ali, para não deixar a data em branco. Acredito que em muitas outras casas com crianças o sentimento seja o mesmo, até porque a "noite das bruxas" não é um hábito nosso, simplesmente temos vindo a adoptá-lo com a globalização cultural e a nossa geração de crianças não resiste a uma oportunidade extra para se divertir. E nós pais, queremos é ve-los felizes a aproveita aos melhores anos que têm na vida. Já para não falar que esta data e a forma como trabalhamos as mensagens pode assumir o lado pedagógico de espantar alguns medos comuns da infância.

Este ano, aqui por casa, a celebração vai ser diferente e mais composta. O Lidl desafiou-me a preparar uma festa para o Halloween, e eu, que não fico indiferente a uma  “doçura” ou “travessura”, achei logo que o Duarte ia amar a ideia e aceitei, claro!

Todos os anos o Lidl tem uma coleção exclusiva de produtos para assinalar a data, que não é novidade para mim, pois tenho sido fiel consumidora desde que me encontro neste papel de mãe. A semana passada lançaram as máscaras, perucas e decorações (em breve mostro) e esta semana um sortido alimentar que vai desde massas, chocolates, gomas e pipoca a pizzas, nuggets e iogurtes alusivos ao tema e que ainda podem encontrar à venda. Ou seja, todo o kit necessário para festejar o Halloween com miúdos e graúdos.

Os produtos já moram cá em casa e tem sido difícil mantê-los intactos à curiosidade do Duarte. Resta-me dar largas à imaginação para compor a mesa e garantir um jantar que se pretende um “terror de diversão” para este momento temático em família. Por isso, partilho algumas das minhas ideias, a começar pelo menu, que só precisa de alguma criatividade e truques de cozinha e a terminar na animação.




1. UM MENÚ DE METER MEDO AO SUSTO:

* Sopa Bloody de tomate 
* Múmias de salsichas
* Olhos de almôndegas com massinhas sortidas e ovos podres
* Bundet cake de abóbora com olhos de drácula 
* Espetada de gomas assustadoras
Laranjas recheadas com gelatina e gomas
* Bolachas de Halloween





O truque está na apresentação dos pratos com recurso a alguns truques, como por exemplo, o corante alimentar para criar o efeito podre nos ovos, como podem ver aqui, ou até mesmo o corte dos alimentos para criar formas de aranhas, olhos e outros desenhos sob os alimentos. Os miúdos vão achar divertido e não vão resistir a provar tudo.

Enquanto vou preparar a mesa vou deixar o Duarte decorar as nossas abóboras com stickers de Halloween pois se há actividade que ele gosta de fazer é colaaaar autocolantes em tudo quanto é sitio. Os flurescentes vão ganhar destaque quando ficar escuro...uhhhh!!


2. SESSÃO DE FOTOS CASEIRA


Para mais tarde recordar. Não precisa muita elaboraçao, aqui a imaginação é que dita as regras. Gomas, bolachas, balões, velas, utilizem o que tiverem à mão ou desafiem todos a agarrar num objeto e fazer uma cara feia e tcharam... pelo menos boas gargalhadas vai valer. O cão e o gato também podem entrar.

3. ANIMAÇÃO ASSUSTADORA

E, depois do jantar, que tal lançar sobre a mesa um jogo familiar assombrado por fantasmas? A Devir tem vários jogos divertidos que fazem match com a temática desde os 4 aos 99 anos... é só escolherem o mais adequado. Cá por casa vai ser este: As escadas assombradas (+ 4 anos)!



Quando o sono já estiver a chegar, entra em ação um balde de pipocas e um filme de animaçao assustador, como por exemplo, o Corpse Bride (A noiva cadáver) para concluir a noite dos mais novos.


Por aqui, vamos juntar amigos com filhos e tentar cumprir este plano... se todas as almas deixarem!

E se baterem à porta à procura de "doces ou travessuras", temos as nossas múmias recheadas para dar.

Que tal?

Beijos pegajosos!