BabyTime: #A IMPORTÂNCIA (E AS INDECISÕES) DAS ACTIVIDADES EXTRACURRICULARES

#A IMPORTÂNCIA (E AS INDECISÕES) DAS ACTIVIDADES EXTRACURRICULARES

06 outubro 2017


O Duarte é, FELIZMENTE, um miúdo muito ativo e cheio de energia. Já várias vezes aqui falei da necessidade que sentimos dele ter atividades extracurriculares para gastar as reservas diárias, caso contrário as pilhas duram ad aeterno para alegria dele e para nosso desespero na hora de ir dormir. “Só” a escola não lhe chega. 

Faz natação. desde os 10 meses, uma vez por semana e está fora de questão sair porque adora. É ele quem nos tira da cama ao domingo de manhã a reclamar pelo leite matinal excitado por ser dia de ir nadar. Está como um peixe na água e não tenho dúvidas nenhumas de que tem contribuído muito para o desenvolvimento dele, afinal de contas é um dos desportos mais completos. Além disso, tem sido giro acompanhar a evolução e os progressos dele dentro de água. 

O ano passado começou, meio por brincadeira, a treinar numa escolinha de futebol com outros meninos pequeninos, mas depois veio o verão e os treinos pararam e agora estamos em fase de avaliação de opções extracurriculares para encaixar a meio da semana (na escola só tem expressão física). O futebol está na calha, sempre adorou jogar, mas desde que viu o filme LEGO® NINJAGO, que está nos cinemas, que imita os movimentos de artes marcais e não se cala com os ninjas e o Karaté. Confesso que sou leiga em artes marciais, nunca fiz, nunca assisti a demonstrações, sei o básico dos básicos. Serve para promover a autodefesa, eleva a autoestima e pode ser útil em situações de bullying (não para andar à pancada, mas sim para não se deixar abater psicologicamente), por isso, fiquei tentada a explorar melhor o tema ir procurar opções para ele. Alguém tem dicas de escolas na zona de Loures/Odivelas? 

Confesso que estamos um pouco divididos entre o Futebol e o Karaté, isto porque não são comparáveis entre si, a primeira é um desporto coletivo e fomenta a partilha, a segunda um desporto individual que promove o autoconhecimento. Cada uma delas tem vantagens e pontos fortes. Frequentar estas duas mais a natação parece-me excessivo quer para ele quer para a nossa carteira, quer para o nosso bem-estar pois também precisamos de horas de lazer e tempo em família, mas gostava de optar rapidamente por uma delas, ele pede e as minhas noites de sono também. Já alguém já passou pelas duas experiências com os filhos? Têm recomendações? Sei que é uma pergunta difícil pois os miúdos não reagem da mesma forma às atividades propostas, mas normalmente as mães são boas na análise destas matérias. Por outro lado, não quero deixar passar muito tempo sem lhe dar opções pois já começa a gostar da playstation e ficar no sofá para mim não é opção de entretenimento para ele, só um bocadinho aos fins de semana. A educação desportiva também faz parte do papel dos mais, a par com a alimentar e com todos os outros valores que temos que lhes transmitir. 

E, como cá em casa não existe a palavra sedentarismo. Todos fazemos desporto e todos temos consciência dos benefícios do exercício físico, até os mais velhos, aproveito este post para vos deixar um desafio para sábado, dia 14 de outubro – o 34º Passeio Mimosa Avós e Netos – um passeio que já fizemos em família e que foi muito divertido. O Duarte encarou o percurso como uma verdadeira missão e exibiu todo orgulhoso a medalha conquistada. Os miúdos gostam destes estímulos para o desporto.
 
O Passeio Mimosa Avós e Netos tem ponto de partida às 10h, no Rossio dos Olivais, e trata-se de um percurso à escolha de 2 a 4km em que se celebra a celebra a família com muita diversão e nutrição, brinca-se às corridas e sensibiliza-se para a importância do desporto em todas as idades e o consumo de leite. 

É um momento divertido de lazer pensado para avós e netos (mas atenção, os pais também podem ir, estivemos todos na 33ª edição). No entanto, se tiverem assuntos extra-kids para tratar, podem aproveitar a dica para tirar um dia de folga e desafiar os mais velhos e os mais novos a ir passar uma manhã diferente ao ar livre, num passeio à beira rio, divertido para todos. 

E, para os fãs, o ator Francisco Garcia é o padrinho desta corrida e vai estar a animar o percurso na companhia das mascotes Mimosa pensadas para deliciar os mais novos. Fica o desafio no ar! 
Quem se vai juntar?