BabyTime: #IOGURTES CASEIROS, MAGROS E SEM LACTOSE!

#IOGURTES CASEIROS, MAGROS E SEM LACTOSE!

06 setembro 2017


Sou estreante nestas andanças mas devo afirmar orgulhosamente que estes foram os meus primeiros iogurtes e correram tão bem que resolvi partilhar a receita (a minha mãe chama-me antiquada, diz que fazer iogurtes é do antigamente, eu cá acho que temos que fazer pelo nosso bem-estar).  

Sou, como muitas pessoas, intolerante à lactose e evito ao máximo o consumo de leite simples. Galão, meia de leite, leite com chocolate e todas as alternativas saborosas também são impensáveis, parece que fico com uma pedra no estômago. No entanto, gosto muito de leite e derivados e para não o deixar de o consumir totalmente opto por alternativas mais saudáveis como o leite magro para fazer papas de aveia, por ser mais leve, ou o leite sem lactose, para comer com cereais. Como gosto dos dois, vou intercalando, ou melhor, ia intercalando! 

Para meu espanto e alegria, a Vigor juntou o melhor dos dois mundos e lançou o novo Leite Magro Sem Lactose, o que daqui para a frente me vai facilitar imenso a vida, pois assim não tenho que me preocupar no momento de escolha. Esta é a alternativa que sempre procurei nas prateleiras do supermercado!

Está aprovado nas papas de aveia, nos cereais e também nos iogurtes. Deixo a receita para se quiserem testar:

Ingredientes (p/7 iogurtes):

- 1 iogurte Mimosa Magro Sem Lactose
- 1 litro de leite Vigor Magro Sem Lactose
- 50 gr de leite em pó sem lactose 

Preparação (fiz na Bimby):

Colocar no copo o leite, o iogurte e o leite em pó e programar 4 min/50°C/vel 3.
Terminado o tempo, colocar o liquido na iogurteira (tenho a do Lidl) ou deixar no copo da Bimby abafado com uma manta polar ou saco térmico, durante 13 horas. 

A espessura do iogurte depende da forma como abafamos.

Dica: a textura fica tipo Skyr, não fica cremosa como um iogurte Grego, para quem gosta mais cremoso sugiro reduzir um pouco a quantidade de leite em pó. Para as mais gulosas, sugiro acrescentarem pure de fruta ou mel. 

Beijos,