BabyTime: #6 COISAS QUE APRENDI NUMA SEMANA DE JARDIM DE INFÂNCIA PÚBLICO!

#6 COISAS QUE APRENDI NUMA SEMANA DE JARDIM DE INFÂNCIA PÚBLICO!

20 setembro 2017



1.

Olá, primeiras dicas de artes marciais! “Mãe, no outro dia um menino no parque queria-me bater na cabeça”. Mauuuuu! Já começa?! Para já, comecei por dar a recomendação de ir falar com a professora, não quero que seja o queixinhas da escola, mas pareceu-me uma boa estratégia começarmos pelo politicamente correto. Mais para a frente veremos com corre!

2.

Olá planeamento de lanches saudáveis e variados! Pois é, acabou-se a pera doce, o miúdo fica em prolongamento de horário e precisa de levar lanche de casa, dificuldade: enviar um lanche variado e saboroso e evitar que cobice os açucares e os lanches alheios mais apetecíveis ao olhar (pãezinhos de leite, bolicaos, manhanzitos, etc). E pior, o Duarte não liga a pão, se lhe mandar pão com queijo, só come o queijo, ou seja, tenho que encontrar variedade em iogurtes, queijinhos babybel, fruta e bolachas “saudáveis”. Quem mais sente dificuldade nisto?

3.

Adeus chamadas da educadora a meio da manhã ou MMS com fotos fofinhas das atividades em curso. É deixa-los lá e esperar que se encontrem bem ao fim do dia. Se ligarem, é capaz de ser sinal que se espatifaram no pátio! Se não ligarem, podemos respirar de alívio e contar que lá estejam no amontoado de miúdos ao fim do dia. “Mamã, ele hoje caiu ali…ah espere, não foi o seu, era parecido”. Muito mais descansada (ou não)!

4.

Adeus (poucos) casacos caros! Não, não tenho medo que seja roubado. Dou é por mim de manhã a pensar que corro o risco de ele não trazer de volta a roupinha extra. Entrego-o no ATL, está o sol a nascer, onde fica 30m, depois sobe para a sala de JI (Jardim de infância) e sei lá quantas voltas dá o casaco até regressar ao fim do dia ao ATL e à nossa casa! Isto tudo porque ele é despistado e não sinto ainda que tenha qualquer responsabilidade pelas coisas dele (tirando os brinquedos! se perder uma peça de Lego que seja já é um drama digno de se contratar um inspector privado!).

5.

Olá, nódoas negras abundantes. Adeus, piso de borracha "apara-quedas"! As pernas do Duarte deram início a um novo ciclo de vida – as esfoladelas constantes. A escola só começou há uma semana e todos os dias trás um brinde novo nos joelhos. Tenho que comprar arnica, não é? E fazer um carregamento de Bepanthene plus tá visto!

6.

Olá stickers identificativos em todos os pertences! Todos os anos via dezenas de partilhas pelas redes sociais sobre a compra de stickers aqui e ali para etiquetar tudo e mais alguma coisa. Não percebia muito bem a necessidade de ter tuuudo rotulado. Esqueçam, já não sou essa pessoa. Fiz a primeira encomenda de stickers e espero entender-me bem com os termoaderentes para me certificar de que não começamos a perder peças de roupa todas as semanas.

Tirando isto (se é que as coisas acima têm alguma importancia), a coisa até está a correr bem, nem o vou elogiar muito para não estragar. Mostra-se zangado por estar separado dos amigos, à noite simula chamadas telefónicas para os amigos a queixar-se disso, mas… tem ficado lá bem de manhã e já fala em alguns nomes de amigos novos. A professora parece um amor de pessoa, com paciência de santa para aturar uma turma de 20 rapazes e apenas 5 raparigas (invejo-lhe a coragem), e a auxiliar também é muito prestável. Ele diz que come bem, mas que lhe metem comida a mais no prato (antes a mais do que a menos). É só habituar-me a esta nova rotina, a não ter noticias dele sempre que me apetece, e isto tem tudo para andar sobre rodas. Assim também me vou preparando para a adolescência! 

E por ai, como estão a correr os primeiros dias?