0

#DIY: SOFÁ DE PALETES POR 20€

08 agosto 2017

Sou uma pessoa de ideias e de projetos para a casa, grandes ou pequenos, não importa. Gosto da adrenalina da mudança e daquele arrepio leve na espinha que sentimos quando estamos a fazer uma coisa nova. Podia ser uma questão de consumismo, de querer sempre mais e melhor, mas não é, pois as ideias gosto de por em prática têm como pressuposto serem low cost ou serem reaproveitamentos de materiais, não sou de extravagâncias, gosto mesmo é de executar e dar vida às coisas. 

A semana passada deitei-me a pensar que o ano passado fizemos dois sofás de paletes para compor a casa do Alentejo (um para a cozinha, outro para a sala) e nunca cheguei a partilhar o quão barato esse projeto nos saiu. Nas minhas pesquisas pelo site do Ikea em busca de ideias (sim, gosto de fazer isso por hobby, confesso), reparei que os colchões para berços tinham a mesma medida que a maioria das paletes Euro (1,20m de comprimento), o que dava na perfeição para servir de assento sem termos que recorrer, por exemplo, a uma Polux para comprar espuma por medida, cujo m2 é mais caro do que um colchão de berço no Ikea (12.90€). Escusado será dizer que implementar o projeto foi peanuts.Pedimos ao empreiteiro para guardar algumas paletes do material que chegou com a obra, comprámos 2 colchões de berço e em abril, quando fomos passar a Páscoa, metemos as mãos à obra. 

Por sorte, as mulheres da família são costureiras e fizeram a forra para os colchões com tecidos a gosto, mas, para quem não tem essa facilidade, basta comprar uma capa de lençol colorida, como a que sugiro abaixo, e o resultado final é igualmente satisfatório. Alerto apenas que a palete tem 80 cm de largura e o colchão 60 cm, parece muito de excedente sem colchão, mas basta colocarem umas almofadas grandes a fazer de encosto que fica no ponto. Que tal aproveitarem as férias ou o regresso das férias para criar aquele cantinho no jardim ou na varanda que tanto andam a idealizar? Até outubro ainda vamos ter noites amenas.

Para quem tem piscina deixo outras dicas:

Se quiserem material impermeável para evitar ensopar o colchão sempre que dão um mergulho podem comprar uma cortina de duche e usar para forrar o colchão, sai muito mais barato do que comprar tecido impermeável. Ou então, basta comprar spray impermeabilizante e aplicar bastante sob qualquer tecido a gosto, foi isso que fiz no sofá cá de casa.  
  
Que tal? Mais barato impossível!


Beijos,

Sem comentários

Enviar um comentário