BabyTime: #COMER BEM FORA DE CASA: 7 RECEITAS DESCOMPLICADAS PARA FÉRIAS COM CRIANÇAS | COOL(ABORAÇÕES NUTRICIONISTA GISELA CARRILHO

#COMER BEM FORA DE CASA: 7 RECEITAS DESCOMPLICADAS PARA FÉRIAS COM CRIANÇAS | COOL(ABORAÇÕES NUTRICIONISTA GISELA CARRILHO

28 junho 2017


Já revelei esta semana que confecionámos a maioria das nossas refeições durante as férias. 

Adoro um bom petisco num bom restaurante, adoro explorar os best spots gastronómicos dos locais por onde ando, adoro chegar da praia, tomar duche, hidratar a pele e pôr-me bonita para ir jantar fora, ainda com o cabelo molhado e sem maquilhagem, como mandam as regras do verão! Mas, como o nosso plano de férias incluía passar 15 dias fora de casa, tivemos que dosear o equilíbrio alimentar e também o da carteira. Além disso, o Duarte é pequeno e desde que sou mãe que sou mais ponderada a nível, já não existe aquela liberdade de não ter horários para comer ou de ficar na praia à base de bolas de Berlim, fruta e sandes. Eu própria gosto de manter algumas rotinas alimentares e não pisar muito o risco porque tenho um estômago sensível. E assim, optamos por confecionar em casa tudo o que era relativo a almoços e sair em algumas ocasiões para jantar fora (é tão bom descobrir a gastronomia local!). 

Pensava que me ia sentir dona de casa na mesma, mas sabem que com o planeamento prévio das refeições e organização nem me custou? 

Contei, para isso, com a ajuda preciosa da Dra. Gisela Carrilho. Pedi-lhe dicas de refeições fáceis para mães que viajam com crianças pequenas e querem aproveitar as férias para descansar, também, da cozinha e passar nela o mínimo tempo possível. Hoje passamos-vos algumas ideias para umas férias saudáveis sem muito tempo ao fogão. 
Verão é sinónimo de férias, praia, jantares e festas. Habitualmente, a maioria de nós passamos o ano a estudar, a trabalhar, etc. E quando estamos de férias queremos apenas "desligar” e por alguns dias pensar o menos possível. No entanto, quando se tem filhos pequenos a questão complica e as dificuldades multiplicam….
Para que a alimentação não fique prejudicada, e porque sabemos que soluções para refeições fáceis, rápidas, portáveis e saborosas são uma forma fácil de manter uma alimentação saudável, deixamos aqui algumas ideias:
1. Comece o dia com um pequeno-almoço rico em fibras, para promover a saciedade ao longo do dia, um trânsito intestinal saudável e, assim, uma barriga lisa. (ex. 1 taça de iogurte sólido natural com 1 kiwi, 3 colheres de sopa de farelo e trigo em tiras e 1colher de sobremesa de linhaça moída).

2. Leve sempre consigo Fruta fresca: esta é uma excelente opção, repleta de vitaminas, minerais, fibras e água!

3. Tenha sempre à mão Frutos gordos (oleaginosas): As nozes, amêndoas, avelãs e as sementes naturais sem adição de sal são também uma ideia simples e muito fácil de transportar.
Não esqueça o Iogurte: o iogurte ou as bebidas vegetais (soja, aveia, arroz) são também boas opções para pequenas refeições.

4. Delicie-se com a variedade de Legumes: cenoura, pimento, pepino ou mesmo tomates cherry são exemplos que pode ter já prontos a comer e que pode levar para as suas pequenas refeições.

5. Recorra à típica Sandes com Pão de mistura, de cereais completos ou tostas: Esta é sem dúvida a forma mais comum de comer cereais na altura de férias. Sugerimos que procure as padarias locais e os pães mais tradicionais e opte pelas versões feitas com farinhas mais integrais. Sugerimos também que evite as opções já embaladas e repletas de açúcar, gordura e diferentes aditivos. Para que seja uma refeição completa, sugerimos que junte ao seu pão proteínas animais como ovos, salmão fumado, conservas com os ingredientes adequados, peito de frango ou bife de peru grelhado ou proteínas vegetais sob a forma de pastas, como por exemplo pasta de grão “hummus” (feito com grão de bico ou com outras leguminosas) ou pasta de oleaginosas como a pasta de avelã ou de amêndoa ou ainda o guacamole (pasta de abacate).

6. Aproveite a variedade de Saladas: As saladas começam cada vez mais a ser uma opção para muitas pessoas durante as férias. Para uma boa salada sugerimos que coloque diferentes legumes, e não se fique apenas pelo tomate, alface ou rúcula para a base – avance para o aipo, a cebola, o rabanete, a beterraba, os espinafres, agrião, endívias a couve branca ou couve roxa, ou mesmo brócolos cozidos ao vapor. Coloque uma proteína animal como ovo cozido, salmão fumado, polvo cozido, carnes brancas como frango ou peru, queijo magro, ou mesmo camarão cozido. Pode juntar alguma fruta ou massa, couscous, quinoa, millet, milho ou leguminosas como ervilhas ou mesmo grão ou feijão. Para temperar opte sumo de limão, pouco azeite, vinagre de fruta, coentros e outras ervas aromáticas. 

Receitas descomplicadas:


 

Dica: levar um kit básico de temperos na mala de viagem para evitar comprar e desperdiçar (sal, oregãos, tomilho, pimenta, etc.). 

Photo credits: Google

Gostaram?

Beijos,