27 abril 2017

MÉRTOLA: ONDE COMER?


Porque nunca se recusa um bom copo de vinho nem uma boa refeição de gastronomia regional encerro este capítulo com sugestões de locais para comer em Mértola e arredores. 

Antes disso, tenho que ser honesta e fazer uma ressalva, não conheço muitos restaurantes na zona porque ir ao Alentejo significa juntar a família à mesa da sala de estar e saborear os pratos tradicionais feitos pelas melhores cozinheiras que conheço, a minha mãe, tia e avó, que confecionam os sabores alentejanos com a sabedoria de gerações (toda a minha família é alentejana)! Por isso, normalmente quando saímos até é para ir comer algo não tradicional. 
Destaco a pizzaria O Forno, em Almodôvar, que tem as melhores pizzas de forno de lenha que conheço. Também existe outra muito boa no Monte Corvos - A Paragem - que está sempre cheia e convém ir cedo, pois são muitos os apreciadores das pizzas de massa caseira que lá vão parar. Adoro sair das Minas de São Domingos depois de um dia de praia e ir buscar uma pizza. Em ambos os espaços podem escolher outros menus, com pratos tradicionais e em conta. Um bitoque (bem servido) para o Duarte custou-nos somente 5€ na pizzaria o Forno. 
E, agora pela Páscoa, descobri o Espaço Casa Amarela, em Mértola, que além de ter uma localização privilegiada com vista panorãmica sobre o Rio Guadiana, funciona como restaurante de dia e à noite como bar de vinho e tapas, com música ao vivo. Um local perfeito para descontrair, beber um bom vinho e apreciar os pratos tradicionais que chegam à mesa com uma apresentação gourmet, sem descurar os sabores da região. Rendi-me às migas com espargos e secretos de porco com ananás, divinais! O preço é acima da média e o atendimento podia ser mais rápido, mas como éramos um grupo grande, não quero estar a ser injusta. Pela vista e pela refeição, valeu muito a pena. Resta-me voltar à noite para apreciar um bom cocktail à beira rio e sob o céu estrelado da "minha" Vila Museu.



Beijos