BabyTime: MÉRTOLA: ONDE COMER?

MÉRTOLA: ONDE COMER?

27 abril 2017


Porque nunca se recusa um bom copo de vinho nem uma boa refeição de gastronomia regional encerro este capítulo com sugestões de locais para comer em Mértola e arredores. 

Antes disso, tenho que ser honesta e fazer uma ressalva, não conheço muitos restaurantes na zona porque ir ao Alentejo significa juntar a família à mesa da sala de estar e saborear os pratos tradicionais feitos pelas melhores cozinheiras que conheço, a minha mãe, tia e avó, que confecionam os sabores alentejanos com a sabedoria de gerações (toda a minha família é alentejana)! Por isso, normalmente quando saímos até é para ir comer algo não tradicional. 
Destaco a pizzaria O Forno, em Almodôvar, que tem as melhores pizzas de forno de lenha que conheço. Também existe outra muito boa no Monte Corvos - A Paragem - que está sempre cheia e convém ir cedo, pois são muitos os apreciadores das pizzas de massa caseira que lá vão parar. Adoro sair das Minas de São Domingos depois de um dia de praia e ir buscar uma pizza. Em ambos os espaços podem escolher outros menus, com pratos tradicionais e em conta. Um bitoque (bem servido) para o Duarte custou-nos somente 5€ na pizzaria o Forno. 
E, agora pela Páscoa, descobri o Espaço Casa Amarela, em Mértola, que além de ter uma localização privilegiada com vista panorãmica sobre o Rio Guadiana, funciona como restaurante de dia e à noite como bar de vinho e tapas, com música ao vivo. Um local perfeito para descontrair, beber um bom vinho e apreciar os pratos tradicionais que chegam à mesa com uma apresentação gourmet, sem descurar os sabores da região. Rendi-me às migas com espargos e secretos de porco com ananás, divinais! O preço é acima da média e o atendimento podia ser mais rápido, mas como éramos um grupo grande, não quero estar a ser injusta. Pela vista e pela refeição, valeu muito a pena. Resta-me voltar à noite para apreciar um bom cocktail à beira rio e sob o céu estrelado da "minha" Vila Museu.



Beijos