0

#É FUNDAMENTAL ENSINAR AS CRIANÇAS A BRINCAR!

16 janeiro 2017

Não é novidade que gosto de brinquedos pedagógicos e sustentáveis, já falei disso algumas vezes aqui no blog. As razões são várias e posso enumerar algumas:

1) ensinam ao invés de apenas distrair
2) fomentam o desenvolvimento cognitivo e a construção do Eu
3) têm, por norma, maior durabilidade

O ser humano nasce e cresce com a necessidade de brincar. Mais do que uma "ferramenta", brincar é uma condição essencial para o desenvolvimento das crianças. Através das brincadeiras as crianças desenvolvem capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação e a imaginação. Ao brincar, exploram e refletem sobre a realidade e aprendem a conhecer, a fazer, a conviver e, sobretudo, aprendem a ser.

Sou apologista da qualidade ao invés da quantidade e analiso bem cada compra, não implicando necessariamente um preço mais elevado. Basta olharmos para o exemplo das playstations (embora saiba que daqui a uns anos não escapo). Está mais do que provado que brincar é essencial às crianças e o nosso papel enquanto educadores é o de fazermos boas escolhas, principalmente nesta fase da vida em que ainda somos nós a dirigir os comandos. Não quero dizer com isto que não o deixamos escolher livremente brinquedos ou que o condicionamos, digamos apenas que o estamos a ajudar a construir as bases. 

As brincadeiras preferidas do Duarte são jogar às escondidas connosco antes do banho e jogar à bola com o pai, nada o deixa mais feliz do que lhe darmos atenção. E, como começou a ter inglês na creche, temos fomentado a contagem em português e inglês. Não quero construir um génio, quero apenas expandir-lhe os horizontes. Os brinquedos preferidos do momento são a pista de comboios, a cozinha de madeira do Ikea, a Lidl shop, os livros, as pinturas, os puzzles e a bicicleta bem velhinha e reciclada. E, porque nem sempre estamos disponíveis para brincar com ele tanto quando desejamos, condicionados pelas tarefas diárias às quais não podemos escapar, o ideal é termos bons auxiliares por perto. 

Temos a sorte de viver entre a cidade e o campo e do Duarte ter uma infância semelhante à minha. (Ainda) pode brincar na rua com liberdade, vê todos os dias rebanhos de ovelhas a caminho da escola, sabe o que é ir à horta do avô apanhar tomates e alfaces para a salada, curgetes e hortaliça para a sopa e ir ao galinheiro recolher os ovos. Temos a sorte (reforço) de ter este equilíbrio fundamental para fugir à febre da televisão e dos tablets, que também são apreciados por ele.

Aos fins de semana, com mais tempo livre, gosto de o ficar a observar a brincar, enquanto o namoro da cabeça aos pés e me babo perante a maravilha da maternidade. Foi isso que fiz este sábado de manhã, ainda de pijama, com as camas por fazer e banhos por tomar, quebrei as regras e sentei-me no quarto a vê-lo brincar. 










Loja Lidl | Pijama Primark | Letras em madeira Saguim&Rato

No último ano, se há marca que me surpreendeu pela positiva foi o Lidl, não só pela melhoria da qualidade dos produtos alimentares (sou fã dos iogurtes, manteiga, pão e compotas) como também pela forma como trabalhou o incentivo à brincadeira e à aprendizagem por imitação através da campanha Lidl Shop (e dos brinquedos que lança com regularidade). 

Voltando à campanha Lidl Shop, acolhi-a como nenhuma outra devido ao cunho pedagógico e lúdico associado. Ainda antes do Natal não resisti a comprar a loja em madeira, que no fundo, foi o culminar da campanha e uma forma de transformar em realidade o conceito de loja que já tínhamos levado para casa. A imitação e a imaginação fazem parte do universo da brincadeira, não é à toa que as crianças gostam de imitar os adultos a cozinhar e gostam de calçar os nossos sapatos e desfilar. Fazer compras, vendas e gerir stocks de alimentos fictícios faz parte do mesmo universo. 

Ele adora o novo cantinho que tem quarto e nós também, já fiz muitas compras por lá e ainda quero fazer muitas mais! 

Se há uns anos atrás ir comprar brinquedos ao Lidl era impensável ou nem sequer me ocorria, agora sou uma cliente fidelizada pela qualidade e originalidade das ofertas. Quem mais?

Sem comentários

Enviar um comentário