BabyTime: #COOL(ABORAÇÕES) | DRA. GISELA CARRILHO | DOCES E CRIANÇAS - BOLO BIO DE IOGURTE

#COOL(ABORAÇÕES) | DRA. GISELA CARRILHO | DOCES E CRIANÇAS - BOLO BIO DE IOGURTE

24 novembro 2016


Texto: Raquel Rodrigues
Colaboração: Dra. Gisela Carrilho – Nutricionista

Com a aproximação do Natal chegam também os doces e é a loucura desenfreada: prateleiras e stands nos supermercados com pais natal de chocolate, renas de chocolate, ovos de chocolate, calendários do advento, gomas, trufas e afins carregados de açúcar e é preciso estabelecer limites (confesso que me assusta um pouco este consumismo)! Sobre o calendário do Advento, muito em breve vou dar-vos uma sugestão ótima sem glúten e sem lactose para os nossos pequenos, mas hoje o post é dedicado a sugestões alternativas para quando apetece comer um bolo. 
Ontem estava sozinha com o Duarte e apeteceu-me fazer um bolo caseiro, sabendo que ele gosta de participar na confeção e que mal saísse do forno o ia querer provar de imediato, optei por fazer um Bolo de iogurte biológico.  


Ingredientes:

1 copo de iogurte natural Bio (utilizei Iogurte Natural Biológico Pur Natur do Continente)
1 medida tâmaras secas sem caroço trituradas para adoçar (triturei na Bimby)
3 medidas do copo de iogurte de farinha - utilizei branca de neve com mistura de farinha de trigo integral (o ideal seria farinha de trigo integral + farinha de milho)
1 copo de óleo de coco  
4 ovos grandes bio (os nossos são da horta do avô)
1 colher de chá de fermento em pó
(Açúcar em pó apenas para o decor)

Preparação:

Ligar o forno a uma temperatura de 180ºC.
De seguida, juntar todos os ingredientes num único recipiente, comecem primeiro pelos ovos, depois o iogurte, as tâmaras, o óleo de coco, as farinhas e por último adicionem o fermento.
Após o passo anterior misturem bem todos os ingredientes até obterem um preparado uniforme.
Coloquem o preparado numa forma, previamente untada e polvilhada de farinha.
Levem ao forno cerca de 30/40 minutos. Tentem que o bolo não fique seco demais.

Partilhei a receita com a Dra. Gisela Carrilho e recebi um positivo.“A utilização de alimentos biológicos é cada vez mais uma prática recorrente de quem procura ser saudável, consciente e se preocupa com o meio ambiente. Atualmente já é possível encontrar produtos biológicos em cada vez mais locais, e se procurarem com atenção vão perceber que nem sempre são mais caros que os produtos convencionais”.


Molde para decor | Tiger (1€) 




Adivinhem quem foi o primeiro a provar?

Na Agricultura Biológica, não se recorre à aplicação de pesticidas nem adubos químicos de síntese, nem ao uso de organismos geneticamente modificados (OGM`s).” defende a minha especialista cá do blog. 

Felizmente tenho a sorte de obter muitos alimentos, como verduras e ovos, da horta do meu pai e até o próprio Duarte já percebe um pouco de cultivo e gosta de ir à horta apanhar os legumes e recolher os ovos das galinhas e “quem já provou alimentos biológicos sabe que o sabor não engana. Os alimentos de produção biológica lembram-nos os "sabores de antigamente" e fazem-nos perceber porque é que sentimos tanto prazer em comer. Estes alimentos são nutricionalmente mais ricos (maior riqueza vitamínica, mineral e antioxidante) e estão isentos de agrotóxicos (pesticidas, fertilizantes, conservantes, etc)” conclui a Dra. Gisela. 

Se quiserem ver mais informação sobre o tema, podem fazê-lo aqui e aqui

E porque a felicidade às vezes está mesmo numa fatia de bolo caseiro, quem vai experimentar a minha receita?