BabyTime: #(COOL)ABORAÇÕES | 3 REFEIÇÕES RÁPIDAS PARA WORK MOM´S COM FILHOS FAMINTOS DEPOIS DA ESCOLA | NUTRICIONISTA GISELA CARRILHO

#(COOL)ABORAÇÕES | 3 REFEIÇÕES RÁPIDAS PARA WORK MOM´S COM FILHOS FAMINTOS DEPOIS DA ESCOLA | NUTRICIONISTA GISELA CARRILHO

14 novembro 2016


Texto: Raquel Rodrigues
Colaboração: Dra. Gisela Carrilho – Nutricionista

Os filhos famintos após um dia de trabalho são piores que uma série de Walking Dead. Mal entram em casa começam a deambular pela despensa e pelo frigorífico à procura de bolachas, chocolates, iogurtes, batatas fritas e tudo o que os possa saciar rapidamente e sem dar trabalho. Curiosamente nunca vão ao cesto da fruta, é uma coisa que parece que tem repelente. Tenho esse problema com o Duarte, é sempre o último ou o penúltimo a sair da creche e chega a casa esfomeado e com fome de bolachas pois claro! O meu plano de ataque é ter sempre sopa feita, mas enquanto tenho que preparar o resto da refeição vs dar-lhe a sopa ele anda ali a circular e a ver tudo o que pode agarrar e… quando lhe apresento o prato... adivinhem... já não tem fome! Podia esconder os alimentos, mas com a idade que ele tem já sabe bem o local das coisas (ajuda várias vezes a arrumar as compras do supermercado) e esconder os alimentos daria direito a valentes birras. Do que precisamos? De dicas boas, de receitas supersónicas para vencermos a batalha contra o ratinho no estômago depois da escola. Por isso, hoje deixo-vos 3 sugestões de jantares rápidos e nutritivos da Dr. Gisela Carrilho para fazer em 30 minutos.

Um dos objetivos destas refeições é que ela sejam constituídas por alimentos “leves” mas tão nutritivos como qualquer outra refeição do dia. 
Não nos podemos esquecer que por muito rápido que o queiramos fazer, para que um jantar seja equilibrado é aconselhável que estejam presentes três grupos de alimentos, nomeadamente:
  1. Um alimento rico em hidratos de carbono complexos (massa, arroz, batata, batata-doce, cuscus, etc.). Se os podermos escolher na sua versão integral, ainda melhor, pelo seu maior teor de fibras, vitaminas e minerais.
  2. Vegetais: alternando entre vegetais crus e vegetais cozinhados.
  3. Um alimento que nos forneça proteínas: peixe, marisco, ovos, carne, leguminosas (grão, feijão, ervilhas, lentilhas) 


Podem imprimir em A4 aqui: https://mab.to/FtzgZpB19 


Beijos!