BabyTime: [7] Ler é crescer!

[7] Ler é crescer!

16 setembro 2016

O livro de hoje é um bocadinho badalhoco, mas aposto que os meninos vão adorar. Lá por casa, soltou-se uma enorme gargalhada mal ouviu o nome do livro: 

«JOÃO PORCALHÃO - BEIJOS»


João Porcalhão é um menino em idade escolar que, tem uma lesma de estimação e que, como todos, gosta de experimentar umas coisas nojentas de vez em quando, como: apanhar doces do chão, comer a comida do cão, lamber os animais, não querer tomar banho, tirar macacos do nariz, e tantas outras badalhoquices. Confissão: não querer tomar banho e tirar macacos é com o Duarte!
Este em especial – JOÃO PORCALHÃO BEIJOS – é composto por 3 histórias divertidas e de fácil leitura – Beijos, Hamster e Peneiras – cada uma com uma mensagem didáctica. É um livro engraçado, com ilustrações simples, mas bem conseguidas. A que mais gostámos lá em casa foi a do Hamster Funguinhas, o animal de estimação da escola que o João ficou encarregue de cuidar durante a férias escolares e os disparates deste menino despistado durante a aprendizagem de cuidar de um animal; desde deixar fugir o Funguinhas com o seu cão à solta em casa ao esquecer-se de limpar a gaiola. 



Uma mosca disse-me que talvez o Duarte este ano vá ter um animal na sala (como parte do protejo pedagógico) neste formato de rotatividade em que os meninos o levarão para casa para cuidar ao fim-de-semana (adoro a ideia!), por isso, achei ainda mais piada a esta mensagem por ter a expectativa de se tornar real e a poder aplicar (mas por enquanto é segredo para o aprendiz). 

Este é apenas 1 livro de uma série de 15 livros, cada 1 inclui 3 histórias divertidas sobre o mais porco dos meninos com especial propensão para as asneiras. Apesar de ter mais texto do que imagens, lê-se de forma muito rápida e para meninos com 3 anos como o meu, é fácil sintetizar, fazer passar a mensagem e usar as ilustrações para se envolverem com a personagem. Para quem tem meninos mais velhos, é uma ótima opção de leitura de 1º ciclo.

Autor:  Alan Macdonald e David Roberts
Preço: 5.50€

Onde comprar: Wook