BabyTime: #2 SNACKS SAUDÁVEIS PARA LEVAR PARA A ESCOLA

#2 SNACKS SAUDÁVEIS PARA LEVAR PARA A ESCOLA

30 setembro 2016

A semana passada aceitámos o desafio da Samsung Chef´s Experience, no Mercado da Ribeira, e fomos aprender a fazer snacks saudáveis para levar para a escola, daqueles que adoçam a boca a pequenos e graúdos e contêm alto valor nutricional. Já sabia que o Duarte gostava de me imitar na cozinha, e até tem uma só para si, mas até hoje, dada a sua tenra idade, nunca o tinha deixado experimentar uma cozinha à séria, e, não querendo parecer exagerada, ele adorou poder mexer em tudo, manusear os utensílios, adicionar os ingredientes e sentir-se no papel principal de cozinheiro! A qualidade dos electrodomésticos  também ajudou pois senti segurança para lhe dar liberdade (o fogão, por exemplo, tem um botão de bloqueio).
Baba à parte, metam o avental e vamos à parte que interessa - as receitas - que podem experimentar fazer em casa já no fim-de-semana para mandar na lancheira dos vossos pequeno(a)s:

1. Bolachas de Aveia e Manteiga de Amendoim (crocantes por fora, suaves por dentro)

Ingredientes:
75g de Flocos de Aveia
1 ovo
5 colheres sopa de açúcar amarelo
1 colher sopa de Manteiga
2 colheres sopa de Manteiga de Amendoim
Farinha com Fermento, para rectificar a massa ·
Chocolate Negro em pedaços
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200oC. Numa tigela, bate-se a manteiga, a mantei ga de amendoim e o açúcar. Sem parar de bater, incorpora-se o ovo, e bate-se vigorosamente, até se obter um creme bem homogéneo.
Com uma faca, picam-se o chocolate em pedaços, mas não muito pequenos para não se desfazerem. Adicionam-se os flocos de aveia. Se a massa parecer muito líquida, retifica-se com farinha (mas pouca). Num tabuleiro forrado com papel vegetal, dispõe-se colheradas de massa.
Achatam-se as bolinhas e coloca-se por cima os pedaços de chocolate.
Levam-se ao forno até que as bolachas fiquem douradas nas pontas.








2. Barras crocantes de Milho e Chocolate (energia deliciosa para o lanche)

Ingredientes:
1 chávena de pipocas 
1 chávena de Cereais de milho
1 col. Sopa Manteiga
5 col. Sopa de Mel 
Chocolate Negro Derretido
Chocolate Negro em pedaços
Preparação:
Num tacho coloca-se o mel e a manteiga e mexe-se bem até que se obtenha uma mistura homogénea e líquida. Juntam-se as pipocas e os cereais e mistura-se bem.
Num tabuleiro forrado com papel vegetal, verte-se chocolate negro derretido, para formar uma camada uniforme. Sobre o chocolate dispõe-se a mistura de cereais e espalha-se.
Para terminar, faltam apenas uns pedaços de chocolate. Leva-se o tabuleiro ao frio até que as barras estejam rijas. Cortam-se com uma faca de lâmina comprida e afiada, de um golpe só. E estão prontas a fazer as delícias dos lanches de toda a família.