BabyTime: #20 diferenças: Mães normais vs Mães Portuguesas

#20 diferenças: Mães normais vs Mães Portuguesas

22 agosto 2016

o-BUSY-MOM-facebook.jpg

Porque é final de agosto, estou de férias, e estamos em plena silly season, não resisto a partilhar umas trivialidades sobre nós, as mães portuguesas. E em plena época balnear, o ponto 17 é dos mais realistas!


1.


Quanto contas a uma mãe normal que começaste a namorar, ela vai-te fazer perguntas sobre ele, a família e vai querer saber de onde é.

A MÃE PORTUGUESA faz exatamente todas essas mesmas questões, mas em público, e à medida que vocês forem ficando sozinhos, ela vai aproveitar para te dar todos os conselhos grátis e não solicitados sobre sexo. Afinal de contas, quanto mais os filhos se divertirem, maiores serão as probabilidades dela se tornar avó.


2. 


A mãe normal vai referir-se aos filhos tratando-os pelo nome próprio.

A MÃE PORTUGUESA vai concordar com a expressão “os filhos não nos pertencem”, mas ainda assim, vai continuar a referir-se aos dela utilizado sempre o pronome possessivo “meu” antes do nome: ex:“o meu João”, “a minha Maria”.


3.


A mãe normal cozinha refeições em proporções normais para a família.

A MÃE PORTUGUESA cozinha refeições abundantes de Bacalhau à Brás, suficientes para alimentar os vizinhos do lado e os púpilos do exercito.


4.


A mãe normal avisa os filhos para não falarem com estranhos.

A MÃE PORTUGUESA também vai dizer "não fales com estranhos", mas ela vai ser a primeira a falar com estranhos no supermercado, no cabeleireiro, na estação de comboio e no metro, já para não mencionar a senhora velhota no bando da rua e o senhor que anda a passear os cães.


5.


A mãe normal dá os parabéns aos filhos pelas boas notas na escola.

A MÃE PORTUGUESA não só espera que tenham boas notas na escola como pede que se superem no próximo ano.


6.


Quando anuncias a uma mãe normal que vais mudar de país ela deseja-te boa sorte e pede para manterem contacto regular.

A MÃE PORTUGUESA vai dramaticamente soltar a frase “aí meu rico filho,” vai beliscar-lhe as bochechas, lembrá-lo que tem de comer bem, lembrá-lo das suas alergias e beija-lo como se fosse a última vez.


7.


Quando visitas uma mãe normal ela oferece-te algo para beber.

A MÃE PORTUGUESA vai bradar “estás tão magrinho” e imediatamente entrar na cozinha e começar a preparar um “welcome home buffet” que inclui arroz de tomate, janquizinhos, salada e arroz doce — ignorando por completo que tens o mesmo peso há 10 anos.


8.


Quando telefonas a uma mãe normal ela resume como foi a semana.

A MÃE PORTUGUESA dá um relatório completo e detalhado sobre tudo o que fez nos últimos dias – desde a consulta no médico aos disparates do gato do vizinho, quantas horas esteve a passar a ferro e as três ultimas refeições que comeu. E depois, vai terminar a conversa perguntando “o que tens hoje para jantar?”


9.


No dia de aniversário, a mãe normal beija o filho, abraça-o, entrega um presente e pergunta se quer convidar amigos para cantar os parabéns.

A MÃE PORTUGUESA vai partilhar publicamente as suas memórias contigo – desde os detalhes de como foste concebido até ao dia em que vieste ao mundo.


10.


A mãe normal é moderadamente pontual para sair de casa.

A MÃE PORTUGUESA diz sempre “ainda me falta lavar a loiça,” quando a família se está a preparar para sair. Depois, ela vai verificar se cada canto da casa está limpo - porque “nunca se sabe se podemos ter visitas”. No entanto, sempre que alguém chega atrasado a história é outra.


11.


A mãe normal é tolerante com a bagunça no quarto dos filhos.

A MÃE PORTUGUESA chama os filhos a gritar pelos dois nomes e deixa que todos os que passam na rua fiquem a saber que tinhas os sapatos em cima da cama.


12.


A mãe normal dá medicação aos filhos quando está doente.

A MÃE PORTUGUESA dá medicação, faz uma miraculosa canja de galinha, e inclui chá de ervas, leite com mel, pão de leite e outras iguarias para ajudar na recuperação. E ninguém se aproxime da comida preparada para o filho!


13.


Na véspera de natal, a mãe normal certifica-se de que tem tudo o que é necessário para o dia seguinte.

A MÃE PORTUGUESA faz bacalhau, batatas e couve portuguesa da horta do seu pai ou da dos seus vizinhos para aquela noite. E vai verificar se ninguém se esqueceu de comprar pão da padaria do lado e se o peru é grande o suficiente.


14.


A mãe normal vai ao supermercado comprar limões quando fica sem stock.
A MÃE PORTUGUESA vai buscar à árvore da vizinha.

15.


A mãe normal conta histórias antigas sobre a família.

A MÃE PORTUGUESA convida a família aos domingos e cozinha aquela receita da avó para todos.


16.


A mãe normal fica tranquila se o filho decidir ficar por casa.

A MÃE PORTUGUESA vai ficar doente ao vê-lo em casa e manda-o arranjar ocupação.


17.


A mãe normal prepara sandwiches para passar o dia na praia.

A MÃE PORTUGUESA leva pão caseiro, um frango assado, uma garrafa de água, dois pacotes de sumo, 6 laranjas, 4 maçãs, 1 kg de uvas, 1 melância ou melão inteiros e vai repetir várias vezes que se esqueceu de algo.


18.


A mãe normal compra compota no supermercado.

A MÃE PORTUGUESA faz o melhor doce de tomate do mundo e armazena-o em quantidades suficientes para dar para o inverno.


19.


A mãe normal sugere que o filho coma algo leve quando chega tarde do trabalho.

A MÃE PORTUGUESA prepara uma sopa quente, aquece sobras de bacalhau, e lembra-o várias vezes que há frutas no cesto.


20.


A mãe normal compreende que o filho só tem tempo para comer uma sandwich ao almoço.
A MÃE PORTUGUESA exclama "onde é que já se viu?" e fica preocupada por o filho estar com o ordenado no fim e por isso não se andar a alimentar bem e aposta que isso é a razão para a sua palidez. Prepara-lhe imediatamente uma marmita para o dia seguinte para que não desmaie de fraqueza.


Texto original aqui: http://matadornetwork.com/life/20-differences-normal-mother-portuguese-mother/ publicado pela Matarou Travel Media School