BabyTime: #[2] Ler é crescer!

#[2] Ler é crescer!

09 agosto 2016

13597654_1018142498234467_1886648549_n(1)


Estamos de volta e em véspera de semana de férias e da paragem da maioria dos colégios e jardins de infância para descanso do pessoal propomos uma leitura um pouco mais exigente. Por isso, esta semana, a nossa proposta de livro é...



«O amigo gigante»


SAM_3004.JPG


Já conhecem decerto o filme, nós ainda não tivemos oportunidade de o ver, mas sempre que conseguimos gostamos de lhe apresentar a história em formato de livro e só depois passar para o cinema. Ajuda-o a ligar-se às personagens e a decifrar melhor o filme, afinal de contas, ele ainda só tem 3 anos. Fizemos recentemente o mesmo com a Dory, num contexto muito mais fácil de reter claro. Para a semana vamos de férias e, como este é um livro mais extenso, vou levá-lo. A ideia é eu ler a história para poder simplificá-la e adapta-la para ele, explorando o seu imaginário, em modo de bed time storie.


SAM_3008.JPG


Nesta altura em que o sentimento de empatia e amizade já fazem parte do ser dele, aliás tem um melhor amigo desde os 2 anos e são inseparáveis, já pedem para ir a casa um do outro (ainda não avançamos com esta ideia devido à tenra idade deles, mas está para breve o primeiro lanche em casa de um amigo), achámos piada a esta temática que explora as aventuras de uma amizade especial.


Este livro é da autoria de Roald Dahl que é também o autor de livros “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, “James e o Pêssego Gigante”, “Matilda”, “O Fantástico Senhor Raposo”, entre outros no reino da fantasia.


O Amigo Gigante” conta a história de uma menina, Sofia, e de um gigante que lhe apresenta as maravilhas e perigos do País dos Gigantes. Este amigo, é um gigante amigável que não se parece nada com os outros habitantes do País dos Gigantes. Ele é simples, carinhoso e recusa-se a comer humanos, ao contrário dos restantes gigantes que são maus. O gigante leva a amiga Sofia ao País dos Sonhos, um local mágico onde ele recolhe os sonhos, que depois à noite sopra para dentro do quarto das crianças, fazendo-as sonhar, e dessa forma, irá mostrar à Sofia toda a magia e mistérios que se escondem por trás dos sonhos.


No entanto, a presença da Sofia no País dos Gigantes vai atrair a atenção indesejada dos outros gigantes, que se irão tornar cada vez mais desconfiados e ambos, Sofia e Amigo,  vão desenvolver um plano para se livrarem dos gigantes de uma vez por todas. É aqui que a verdadeira aventura vai começar!